quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Petrópolis Sedia Oficina da Defesa Civil Estadual Para Elaboração de Planos de Contingência

       Embedded image permalink

Petrópolis Receberá, na Tarde desta quinta-feira (14/8), Representantes das Defesas Civis de 20 Municípios da Região Serrana. 
Na Ocasião, a Defesa Civil do Estado Realizará uma Oficina para a Elaboração de Planos de Contingência Referentes ao Mapa de Ameaças Naturais, Apresentado no Rio de Janeiro no dia 29 de julho.
Cada Município tem até o dia 21 de novembro para Entregar Cinco Planos de Contingência – Um para Cada Ameaça Mapeada, Totalizando 460 Planos no Estado.
O Plano Define o Que Cada Órgão Deve Fazer em Uma Situação de Tragédia.
O Mapa foi Produzido a partir dos Dados Fornecidos Pelos Municípios, que Apontaram Suas Principais Ameaças Naturais.
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil Indicou que, em Petrópolis, os Cinco Maiores Riscos são Alagamentos, Deslizamentos, Enxurradas, Erosão Fluvial e Granizos.
A Oficina Será na Sede da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, na Rua Buarque de Macedo, 128, Centro, das 13h às 16h, com a Presença do Diretor da Escola de Defesa Civil do Estado, o Tenente-Coronel Paulo Renato Vaz.
Serão Abordados Cinco Temas na Oficina: 
* Planejamento em Defesa Civil; Introdução ao Planejamento Tático em Defesa Civil; Planos de Contingência; Plano de Contingência da Família; e Metas a Serem Alcançadas.
Na Ocasião, os Secretários e Coordenadores das Defesas Civis Municipais Vão Conhecer o Modelo dos Planos, para que eles sejam Formulados de Modo Padronizado, tendo um Formato Semelhante.
O Diretor Paulo Renato Vaz Dará Esclarecimentos Técnicos Sobre o Documento.
“Esses Cinco Planos de Contingência Serão Mais Um Importante Passo na Prevenção de Desastres Naturais em Petrópolis.
No Município, já Temos o Plano de Contingência, Apresentado pelo prefeito Rubens Bomtempo em dezembro. Pela Primeira vez, o Documento foi feito sob a forma de Matriz, ou seja, com as Atribuições de Cada Órgão Descritas em Planilhas. Agora, Vamos Elaborar um Plano para Cada Ameaça”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão.





Referências:
ww.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2525-petrópolis-sedia-oficina-da-defesa-civil-estadual-para-elaboração-de-planos-de-contingência.html
https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis/photos/a.314196465281362.79910.313455892022086/823919354309068/?type=1
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
http://www.esdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.cbmerj.rj.gov.br/
http://www.suop.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.dgdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.rio.rj.gov.br/web/defesacivil
http://cemadenrj.defesacivil.rj.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário