sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Agentes Comunitários Escolares Recebem kits de Prevenção de Desastres Do Estado

            Agentes Comunitários Escolares recebem kits de prevenção de desastres das chuvas

Os 295 Estudantes de Dez Escolas Municipais que Foram Capacitados, em 2013, Para Atuar Como Agentes Comunitários Escolares na Prevenção de Desastres das Chuvas Receberam do Estado:
* Kits com Lanterna, Capa de Chuva, Apito e Mochila.
Nesta quinta-feira (11/9), na Casa Visconde de Mauá, a Secretaria de Estado de Defesa Civil e a Prefeitura Entregaram os Primeiros Kits a Um Aluno de Cada Unidade.
As Diretoras das Escolas também Estavam Presentes. Cada Escola Realizará Um Evento Para a Entrega dos Kits a todos os Agentes Comunitários Escolares.
A Capacitação foi em Agosto de 2013, em Uma Parceria entre Secretaria de Estado de Defesa Civil, Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Secretaria de Educação e a ONG Internacional Care.
Durante Uma Semana, os Estudantes Aprenderam Noções Básicas de Prevenção de Desastres das Chuvas. A Proposta é que Eles se Tornem Multiplicadores Desse Conhecimento, Junto a Amigos de Escola, Família e Vizinhos.
Como Explicou o Secretário Rafael Simão, o Objetivo é Criar Uma Grande Rede de Defesa Civil em Petrópolis, Envolvendo Todas as Secretarias, Municipais, a Defesa Civil Estadual, as Comunidades e as Escolas.
“Somente por Meio da Educação, do Jovem, é que isso Será Possível. A Defesa Civil é Um Trabalho de Todos. Por isso, a Grandeza Desse Projeto.
É Importante que o jovem, desde cedo, Viva Essa Cultura de Prevenção, Para Que a População Atue no dia a dia para a Redução de Riscos, Como no Caso do Lixo, por exemplo. Que o jovem já aprenda que, se jogar o lixo na lixeira depois de o caminhão passar, um cachorro poderá revirar o lixo, a chuva levar essa material para os bueiros, causando inundações, alagamentos”, disse Simão, ao lado da secretária de Educação, Mônica Freitas.
No Primeiro Momento do Projeto, Foram Capacitados alunos de Dez Escolas Municipais Próximas às Unidades de Proteção Comunitária (UPCs): Dr. Rubens de Castro Bomtempo (Vila Felipe), Prefeito Jamil Sabrá (Rua Coronel Veiga), Governador Marcello Alencar (Quitandinha), Odette Fonseca (Duques), Stefan Zweig (Quitandinha), Vereador José Fernandes da Silva (Alto da Serra), Paroquial Bom Jesus (Dr. Thouzet), Clemente Fernandes (24 de Maio), Ana Mohammad (Castelânea) e João Paulo II (São Sebastião).
O Superintendente Operacional da Secretaria de Estado de Defesa Civil, Coronel Luiz Guilherme dos Santos Afirmou aos Estudantes que Eles Estão Assumindo Uma Responsabilidade de Difundir Cada Vez Mais os Ideais de Prevenção de Desastres das chuvas.
“Vocês São Expoentes Dentro das Suas Comunidades. Queremos que vocês sejam a partir de hoje Multiplicadores das Informações que Receberam para Seus Colegas, Seus Familiares”, disse Luiz Guilherme, que Frisou que o Projeto Será Expandido para Outras Escolas.
Morador da Rua Augusto Fragoso, no Quitandinha, Marcos André Ribeiro, de 17 anos, Está no oitavo ano da Escola Paroquial Bom Jesus, na Dr. Thouzet, e recebeu o kit. “Para nós foi muito importante Participar desse Curso, porque passamos a pensar mais Sobre Prevenção. Agora quero me aprofundar sobre esse assunto”.






Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2627-agentes-comunit%C3%A1rios-escolares-recebem-kits-de-preven%C3%A7%C3%A3o-de-desastres-das-chuvas.html
http://www.e-tribuna.com.br/
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
http://www.cbmerj.rj.gov.br/
http://www.suop.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.dgdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.esdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.rio.rj.gov.br/web/defesacivil
http://cemadenrj.defesacivil.rj.gov.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário