sexta-feira, 6 de março de 2015

Defesa Civil de Petrópolis Participa de Novo Treinamento da Jica


Defesa Civil participa de novo treinamento da Jica
Técnicos da Secretaria de Proteção e Defesa Civil estão em Nova Friburgo atuando como monitores em treinamento que a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) está fazendo com técnicos de órgãos federais e estaduais. 
São cerca de 40 geólogos, engenheiros e arquitetos aprendendo, na teoria e na prática, a metodologia japonesa de mapeamento de áreas de risco, para que essa metodologia possa ser implantada no Brasil. 
Além da Defesa Civil de Petrópolis e da Jica, participam técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), da Prefeitura de Nova Friburgo e do Serviço Geológico do Estado do Rio (DRM-RJ).
Como o diretor técnico da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, engenheiro Ricardo Branco, e o geólogo Yuri Garin, também da Defesa Civil, já aprenderam a metodologia quando estiveram no Japão em 2014 e em curso realizado em Friburgo em fevereiro, eles puderam ajudar a Jica na capacitação de outros técnicos brasileiros, atuando como monitores nas aulas. 
O treinamento faz parte da parceria de quatro anos, iniciada no fim de 2013, entre o governo brasileiro e o Japão para a prevenção de desastres das chuvas em Petrópolis, Nova Friburgo e Blumenau (SC).
Essa metodologia consiste em uma fórmula matemática que, a partir das características do solo e das construções da região, calcula a quantidade de terra que pode se deslocar por causa das chuvas e o alcance desse deslizamento. 
No Japão, os técnicos da Defesa Civil viram que, nas áreas apontadas como sendo de alto risco, é permitida a existência de casas, desde que os proprietários realizem intervenções estruturais para proteger as moradias de deslizamentos.
“Essa parceria com a Jica, iniciada em 2013, vem avançando muito, e já é possível ver que trará muitos ganhos para Petrópolis em relação à prevenção de desastres das chuvas
Ao fim da parceria, de quatro anos de duração, a Jica apresentará manuais com orientações sobre mapeamento de risco, alertas antecipados e planejamento urbano”, disse o secretário Rafael Simão.
No curso que está sendo realizado em Friburgo ao longo desta semana, os cerca de 40 técnicos aprendem em sala de aula a metodologia, trabalham em mapas, vão a campo e voltam à sala para corrigir o mapeamento que fizeram. 
Esse treinamento será realizado em Petrópolis em março. 
“Vamos fazer o treinamento dos demais técnicos da Defesa Civil nos mesmos moldes desse treinamento da Jica. 
Os nossos técnicos já receberam um curso sobre a metodologia japonesa e agora vão trabalhar na prática essa metodologia. Aqui, em Friburgo, está sendo muito importante estar ao lado de técnicos de vários pontos do país, com realidades diferentes, reunidos para aprender essa metodologia”, disse Ricardo Branco.
Por Hoje, é Só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.





Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/3133-defesa-civil-participa-de-novo-treinamento-da-jica.html
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário