Mais de 300 militares receberão a capacitação, que acontece durante o mês de agosto.

O Centro de Operações GSE/SAMU - COGS deu início ao primeiro Curso de Atendimento ao Paciente com Transtorno Mental (CAPTM). 

O Objetivo da iniciativa é reciclar os conhecimentos dos militares que trabalham com esse perfil de ocorrência, além de trazer novas técnicas  atualizadas sobre o trato com a vítima portadora de transtornos mentais.
 
A Primeira Edição do Curso, prevista para ser concluída até 27 de agosto, contemplará quatro turmas, formando um total de aproximadamente 320 militares de 34 unidades operacionais da corporação. 

Os Alunos, que se inscreveram voluntariamente para a capacitação, receberão instruções como:

* Táticas de salvamento;

* Gestão de conflitos com portadores de psicopatologias; e 

* Aspectos jurídicos relacionados com o perfil de ocorrências. 

As Aulas serão realizadas no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde opera o COGS. 
 
- O Curso Representa a busca pela excelência de atendimento dos bombeiros. 

Apesar de todos os militares receberem capacitação para esse tipo de atendimento nos seus cursos de formação, o CAPTM vai permitir que as técnicas e protocolos mais atualizados sejam empregados pelos bombeiros, o que vai se refletir num atendimento mais profissional e eficaz à população - avaliou o Tenente-Coronel Simas, Comandante do COGS.

Viaturas: 


A iniciativa é a primeira etapa do projeto de ativação de cinco viaturas do tipo 'ATE' (Auto Tático de Emergência) que atenderão exclusivamente a ocorrências de portador de transtornos mentais, a serem estabelecidas em pontos estratégicos próximos aos hospitais psiquiátricos de referência da cidade.
 
- Nossa previsão é que em setembro as ambulâncias já estejam operando, tripuladas por militares formados no CAPTM. 

A malha de atendimento da corporação receberá bem esse reforço e, principalmente, ganharemos em qualidade no serviço prestado aos cidadãos - afirmou o Coronel Alcântara, Secretário de estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros.


Por hoje é só!  Espero que tenham gostado. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........






Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php/menu-oculto-slideshow/3171-corpo-de-bombeiros-lanca-o-curso-de-atendimento-ao-portador-de-transtornos-mentais