domingo, 27 de setembro de 2015

Geólogo Japonês Visita Defesa Civil de Petrópolis e Conhece o S.A.A.


Geólogo japonês visita Defesa Civil e conhece Sistema de Alerta e Alarme do município
O Geólogo japonês Shiro Makita, especialista em alertas de riscos, esteve em Petrópolis nesta semana para conhecer a Secretaria de Proteção e Defesa Civil e o sistema de alerta e alarme do município. 
Ele elogiou o Centro de Operações (Ceop) da Defesa Civil, onde telões mostram 24 horas por dia aos agentes os índices pluviométricos em diferentes pontos da cidade e dados meteorológicos. 
Makita também visitou comunidades com áreas de risco e elogiou as contenções de encostas com barreiras dinâmicas realizadas pela Prefeitura por meio do PAC Encostas.
A Visita faz parte da parceria entre o Brasil e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) para a redução de desastres naturais em:
* Petrópolis;
* Nova Friburgo; e 
* Blumenau (SC). 
Ao fim da parceria, iniciada no fim de 2013 com duração de quatro anos, a Jica Produzirá Manuais para os Três Municípios com Orientações Sobre Três Eixos: 
* Alertas antecipados;
* Mapeamento de risco; e 
* Planejamento urbano.
Na manhã de quinta-feira (24/9), ele se reuniu com o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, e com técnicos da Secretaria. 
À tarde, ele visitou comunidades com áreas de risco, como:
* Independência, Sargento Boening e Otto Reymarus. 
Na ocasião, técnicos acionaram a sirene do Taquara, no Independência, remotamente, por meio de um tablet, para que o especialista conhecesse o sistema.
“O Prefeito Rubens Bomtempo determinou que a Defesa Civil dê todo o suporte necessário à Jica nessa parceria. Estamos apostando muito nesta parceria, porque sabemos que o Japão é uma referência internacional de prevenção a desastres naturais. 
Então temos que aprender com eles. Ficamos felizes com a visita do Shiro Makita, porque vimos que a parceria deu novos passos”, disse o Secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão.
Makita atuará na Elaboração dos Manuais da Jica no Eixo Alertas Antecipados, que Dará Orientações Aos Municípios Sobre como Otimizar o Acionamento das Sirenes e a Comunicação com a População em uma Situação de Risco Alto de Desastres. 
“Ele já tinha participado de reuniões em São José dos Campos, então já conhecia o nosso Sistema. 
Ele veio tirar dúvidas técnicas sobre o nosso sistema de alerta e alarme. Perguntou sobre o tempo de mobilização dos agentes, o tempo de mobilização dos pontos de apoio e em que momento acionamos as sirenes. 
Com isso, a Jica terá mais dados sobre a nossa realidade para que possa produzir os manuais”, disse o Diretor Técnico da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Ricardo Branco.
Por hoje é só! Espero você no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........






Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/3878-ge%C3%B3logo-japon%C3%AAs-visita-defesa-civil-e-conhece-sistema-de-alerta-e-alarme-do-munic%C3%ADpio.html
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
https://pt-br.facebook.com/defesacivilpetropolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário