quarta-feira, 9 de março de 2016

C.B.M.E.RJ e D.C Estadual Atuam em Ms Atingidos pelas Chuvas

            

As operações de salvamento e transporte de materiais de necessidade imediata foram algumas das ações desenvolvidas pelos militares.


Entre a tarde da última segunda-feira (29.02) e a madrugada de terça-feira (01.03) fortes chuvas atingiram diversos municípios do Estado acarretando diversas áreas de alagamentos, enchentes e inundações. 

As Cidades mais afetadas com a forte precipitação pluviométrica foram:

* Araruama;

* Saquarema;

* Silva Jardim;

* Maricá;

* Tanguá; e 

* Cachoeiras de Macacu. 

Diante do cenário apresentado, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) deu início às operações de salvamento, além de transporte de pessoas e mantimentos.

No Caso das cidades da Baixada Litorânea, o Comando de Bombeiros de Área (CBA - V) desta região montou um posto avançado no quartel de Araruama (27º GBM). 

Foram mobilizados mais de 50 militares, 10 viaturas operacionais de salvamento, além de quatro embarcações leves e de deslocamento rápido. 

Só nesta localidade foram realizados mais de 80 salvamentos.

Outra ação operacional especial aconteceu na Região Metropolitana, sob a responsabilidade do Comando de Bombeiros de Área (CBA – IX). 

Os Militares continuam empenhados no Município de Maricá, que diariamente está contando com cerca de 50 bombeiros das seguintes unidades operacionais: Maricá, Charitas e Niterói, além de mergulhadores do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS). Três caminhões e cinco botes também participam da operação.

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC-RJ), além de apoiar com agentes em atividades administrativas como o preenchimento da documentação para caracterização e decretação da Situação de Emergência, também fez doação de diversos kits de limpeza, roupa de cama, entre outros materiais. 

O Órgão ainda mobilizou outras entidades, como o Núcleo de Jipeiros (para adentrar em áreas de difícil acesso), a LBV e a Cruz Vermelha. Estas duas últimas doaram em torno de 11 toneladas de água.

A SEDEC-RJ ainda fez o transporte de materiais de necessidade imediata cedidos por outros órgãos, como a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), por exemplo.


Por hoje é só! Espero vocês no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........









Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php/menu-oculto-slideshow/3422-corpo-de-bombeiros-e-defesa-civil-do-estado-atuam-em-municipios-atingidos-pela-chuva-do-inicio-da-semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário