quinta-feira, 28 de julho de 2016

Esquemas Para Passagem da Tocha em Petrópolis

             

Os Organizadores do Revezamento da Tocha, Representantes do Governo Municipal e de Órgão de Segurança e ainda dois dos condutores revelaram ontem (27) detalhes da logística preparada para passagem do fogo olímpico em Petrópolis. 

Eles Explicaram como serão os Esquemas de:

* Segurança;

* Trânsito;

* Atendimento ao público;

* Atrações culturais; e 

* Como vai acontecer o revezamento.


A chama vai chegar à cidade na sexta-feira (29) próximo das 17h, após o revezamento em Teresópolis. 

Por aqui, o percurso de 8,5 km sai do Palácio de Cristal, às 17h24, contorna a Praça da Liberdade, passa pelo Palácio Rio Negro e pelo Palácio Sérgio Fadel (sede da prefeitura), depois pelo Museu Imperial e pelo Palácio Amarelo (sede da Câmara), pela Rua do Imperador, contorna o Terminal do Centro, volta pela Rua do Imperador, Rua Washington Luiz, Rua Cel. Veiga, até terminar no Hotel Quitandinha, cerca de 1h30 a duas horas depois, onde será acessa a pira de celebração. 

A tocha pernoita em Petrópolis e segue para Três Rios no dia seguinte.

Petrópolis será uma das 83 cidades que encerram o dia do revezamento. O comboio passa pelas cidades e precisa descansar. 

Então nós escolhemos Petrópolis para encerrar o dia. É uma experiência muito legal em todas as cidades celebração. Nós estabelecemos um local para montar um palco e nesse palco pode ter apresentações locais para valorizar a cultura local. 

O último condutor sobe ao palco e encerra o revezamento acendendo a pira de celebração. É uma forma simbólica de também marcar a cidade – afirmou um dos Assessores do Comitê Organizador dos Jogos Rio-2016, Igor Lamy.

O comboio é levado por 20 veículos, entre carros dos patrocinadores, da imprensa e o ônibus que leva os condutores até o ponto onde participa do revezamento. Cada um dos 40 condutores da tocha em Petrópolis vai percorrer 200 metros em menos cinco minutos. Até agora, 19 deles já foram divulgados pela Prefeitura (três indicados), Coca-Cola (seis), Nissan (cinco) e Bradesco (cinco). 

A Lista Completa com a ordem do revezamento só será informada hoje (28), às 22h, por motivos de segurança.

No ano passado, o Comitê Rio-2016 e os patrocinadores, Coca-Cola, Nissan e Bradesco, realizaram campanhas públicas em que cada um de nós poderia se inscrever e contar o que nos motivou a se candidatar a conduzir tocha olímpica. E também teve nomeações diretas da prefeitura, dos patrocinadores e do Comitê Rio-2016. E quais foram os critérios de seleção? 

O Comitê Rio-2016 escolheu pessoas que fazem diferença, que fazem acontecer nos quatro cantos do país, pessoas que possuem grandes histórias. Então nós temos atletas, temos celebridades e temos anônimos – comentou Lamy.

Organização do município:


Diversos Órgãos Municipais participaram da montagem da logística para a passagem da tocha. 

A Segurança será Divida em Duas Frentes: 

* A da Tocha será realizada pela Força Nacional de Segurança. O contingente não foi informado, mas eles vão acompanhar todo o revezamento para impedir a aproximação de qualquer pessoa que não seja condutor. A cada passagem do fogo, eles se abaixam para permitir que o público veja o momento.

* Já o Entorno será responsabilidade da PM. Serão deslocados 133 homens para acompanhar todo trajeto em 14 viaturas e quatro moto-patrulhas. Três homens vão fazer uma varredura antes da chegada da tocha naquele local. O objetivo é coibir qualquer tentativa de vandalismo durante o evento, como apagar a tocha.

Não é momento para isso, a manifestação tem que ser feita de outra forma. Qualquer tentativa de ato de vandalismo, a gente vai coibir com vigor. Até porque a saúde e a integridade física daquelas pessoas que vão participar do revezamento não podem ser ameaçadas – comentou o comandante da PM, Tenente-coronel Eduardo Vaz Castelano.

Além disso, a PM deslocou dois homens para monitorar tentativas de ataques aéreos. A Secretaria Municipal de Segurança terá um ônibus para monitoramento por câmeras.

A CPTrans (Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes) terá 15 viaturas para organizar o trânsito. Um total de 80 agentes da entidade e da Guarda Municipal vai trabalhar nessa área, com operação começando já às 8h. Vale lembrar que todas as ruas por onde passará o revezamento, ficarão fechadas, mas apenas momentos antes da passagem. A liberação das vias também será rápida.

O Ponto Facultativo vai facilitar na versatilidade que terá no seu horário. Ela pode sair mais cedo para se preparar onde quer assistir, pode programar melhor a sua se não quiser ir. E algumas escolas já estão em férias, então a gente imagina que o transtorno não vai ser tão pesado assim, até porque os bloqueios não serão de horas, vão ser durante alguns minutos e, a medida que o comboio passa, a via é liberada – informou o Presidente da CPTrans, Fernando Badia, lembrando que a cidade decretou ponto facultativo para amanhã.

Os ônibus vão operar com horário de sábado, ou seja, haverá uma redução em 20% da quantidade de coletivos rodando na cidade: 280 carros vão atender a população. Além da mudança de horário, os itinerários dos ônibus que seguem para São Sebastião, Siméria e toda a região do Quitandinha e Independência, também sofrerão alterações a partir das 16h, pois passarão pela Castelânea na ida e, pelo Alto da Serra, na volta para o Centro. Haverá ainda reforço para as regiões de grande movimentação, como Rodoviária e Polo Industrial do Bingen.

O posto de vistoria do Detran também não vai funcionar. Quem tinha agendamento para esse dia foi remarcado para o dia três de agosto, sem prejuízo aos motoristas.

A Secretaria de Saúde vai montar um posto de atendimento no Quitandinha e tem um plano de deslocamento de ambulância do Samu ou do Corpo de Bombeiros para o posto de saúde do Alto da Serra, para a UPA Centro, para o Hospital Municipal Nelson de Sá Earp e para o Hospital Santa Teresa. Uma ambulância também acompanhará o percurso para caso seja necessário realizar um atendimento.

Já a Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis (FCTP) preparou uma extensa programação cultural. Estão previstas várias atrações como Bandas marciais e a Banda do 32º Batalhão de Infantaria Leve que estarão tocando nas praças que fazem parte do percurso: Dom Pedro, Liberdade, Inconfidência, Visconde de Mauá e Alcindo Sodré. 

No Palácio Quitandinha, local da celebração, a programação tem início às 16h com apresentação de capoeira, Orquestra da Ação Social, danças folclóricas alemães e o Coral das Princesas de Petrópolis, encerrando com o cantor petropolitano Gabriel Silva.

"A Secretaria de Esportes e Lazer, Maria Elisa Badia, disse que a passagem da tocha é um orgulho para a cidade".

É motivo de muito orgulho para todos nós. Como Secretária de Esportes e também como ex-atleta, me coloco a frente da comunidade esportiva e dos demais cidadãos da cidade que acreditam no potencial transformador do esporte. Acho que vai ser um momento especial, histórico. A cidade vem se preparando com muita responsabilidade para viver esse momento com alegria – comentou.

Dois condutores também contaram a emoção de serem indicados para o revezamento.

– A emoção de conduzir a chama Olímpica por Petrópolis é indescritível. Precisamos viver intensamente o revezamento para que possamos contar para nossos filhos e netos mais um capítulo da nossa história – afirmou Rubens Bueno, escolhido pela Coca-Cola, apaixonado por corridas de longa distância.

– Conduzir a tocha na sua cidade reflete todo um passado que foi realizado em Petrópolis. Perguntam-me se estou muito emocionado e a resposta é muito simples: não estou sozinho nessa história, pois foi graças àqueles que confiaram em mim e àqueles que eu sensibilizei que a minha história foi construída. Estou cercado por pessoas que fazem o bem e que promovem o bem-estar social. Espero que a tocha Olímpica acenda a chama me nossos corações para construirmos um futuro melhor – disse Henrique Viana, indicado pela prefeitura, fundador da equipe Pé de Vento e médico ortomolecular.


Por hoje é só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........










Referências:
http://diariodepetropolis.com.br/integra/petropolis-prepara-esquema-especial-para-passagem-da-tocha-olimpica-96013

Nenhum comentário:

Postar um comentário