domingo, 3 de julho de 2016

C.I.C.C. Poderá Ser Criado em Petrópolis

             

As câmeras de segurança no Centro da cidade devem voltar a funcionar com a criação de um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da prefeitura, que vai reunir órgãos de segurança e Defesa Civil.


Quem está à frente do CICC É Rafael Simão, Secretário de Defesa Civil e (desde o dia 21 de junho) Secretário interino de Segurança Pública. 

A Proposta do Prefeito Rubens Bomtempo é fundir essas duas secretarias em projeto de lei que será encaminhado à Câmara Municipal.

O Centro Integrado de Comando e Controle fará o monitoramento de pontos estratégicos da cidade, do ponto de vista da segurança pública e também da Defesa Civil e do trânsito. 

A ideia é reunir na mesma sala representantes de diferentes órgãos, como: 

* Polícia Militar;

* Polícia Civil;

* Guarda Civil;

* Corpo de Bombeiros;

* CPTrans;

* Secretaria de Proteção e Defesa Civil;

* Secretaria de Segurança Pública; e

* Entre outros.

No mês passado, o fato de as câmeras de monitoramento não estarem funcionando havia gerado indignação na cidade quando a Polícia não pode obter imagens de assaltantes. 

Segundo a prefeitura, o problema é de um servidor que controla 15 câmeras, e teria queimado durante um temporal. O processo de compra do novo servidor estaria em fase final e o sistema deve voltar a operar em julho.

Com o novo sistema, será possível a redundância de novas fontes de telemetria, permitindo mais segurança nos links. Novas câmeras serão instaladas, com observação permanente e ainda ampliação do monitoramento para novas áreas – disse o Secretário.

Segundo o Secretário, ainda serão escolhidos os locais de instalação das câmeras, e serão levadas em conta as áreas suscetíveis a inundações, como a Rua Coronel Veiga, de forma a tornar a ação de resposta da Defesa Civil mais eficiente. O sistema será integrado com os pluviômetros e radares meteorológicos de outros órgãos.

O Secretário citou a experiência que teve na Europa, quando estava no Corpo de Bombeiros e foi ao exterior aprender sobre os sistemas de monitoramento.

Nesse período, aprendi a importância de se unificar os trabalhos para a cidade ter um único sistema de monitoramento. Com a unificação, ganham todos, porque uma mesma câmera pode ser útil para mais de um órgão. Para a cidade é muito ruim que cada órgão tenha o seu sistema de câmeras – disse Simão.


Por hoje é só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........













Referências:
http://diariodepetropolis.com.br/integra/defesa-civil-e-seguranca-vao-seunir-e-virar-supersecretaria-94196

Nenhum comentário:

Postar um comentário