sexta-feira, 4 de julho de 2014

Entendendo o Significado de Resiliência

              


Primeiramente, Vamos Entender o Significado de Resiliência? A Resiliência, significa voltar ao estado normal, e é um termo oriundo do latim resiliens. A Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum.

A Resiliência possui diversos significados para algumas áreas, como:

* Psicologia, Administraçãoecologia, física e Também em Defesa Civil.

Resiliência Ambiental

No contexto da Ecologia, a Resiliência é a aptidão de um determinado sistema que lhe permite recuperar o equilíbrio depois de ter sofrido uma perturbação. Este conceito remete para a capacidade de restauração de um sistema.
A resiliência pode ser simplesmente definida como a capacidade de um sistema de absorver distúrbios, choques e conseqüentemente manter suas funções e estruturas básicas (Walker & Salt 2006).
 Essa perspectiva aspira assim, transformar a gestão ambiental convencional, que normalmente busca controlar mudanças, e em vez disso, tenta gerar uma capacidade melhor de acolher as (rápidas como lentas) mudanças dentro dos ecossistemas. 
A noção de Resiliência Ambiental ficou conhecida em 1973, graças ao trabalho do famoso ecologista canadense C. S. Holling, que publicou um artigo denominado “Resilience and stability of ecological systems”.
 Sua finalidade era criar modelos para entender as mudanças dentro da estrutura e a função dos ecossistemas. O autor conseguiu ilustrar a existência de múltiplos domínios, como também estabilidade, em sistemas naturais e como esses domínios se relacionam com os processos ecológicos, eventos aleatórios (por exemplo, perturbações, queimadas, tempestades) sobre uma larga heterogeneidade de escalas temporais e espaciais.
 E assim, ao passar do tempo, começou a surgir discussões sobre o problema do ajuste entre sistemas de gestão dos recursos naturais e o comportamento dinâmico dos sistemas ecológicos, criando assim conceitos como múltiplo-estados, umbrais e retroalimentação (Galaz et al 2006). É nesse contexto que surgem os sistemas sócio-ecológicos (SSE), formando um cenário sobre as interrelações entre a sociedade e a natureza.

Resiliência na Psicologia

Na Área da Psicologia, a Resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação.
A teoria diz que Resiliência é a possibilidade do indivíduo de tomar uma decisão quando tem a chance de tomar uma atitude que é correta, e ao mesmo tempo tem medo do que isso possa ocasionar. A Resiliência demonstra se uma pessoa sabe ou não funcionar bem sob pressão;

Resiliência na Física

Resiliência, também chamada de Resiliência, é a propriedade dos materiais que acumulam energias, quando são submetidos a situações de estresse, como rupturas. Esses materiais, logo após um momento de tensão, podem ou não ser danificado, e caso seja, se ele terá a capacidade de voltar ao normal.
Consiste na resistência que os materiais apresentam quando são expostos a um choque ou percussão. É medida em quilogrâmetros por centímetro quadrado (kgm/cm2) através do instrumento conhecido como pêndulo Charpy, no qual uma massa pesada cai sobre uma proveta de dimensões padronizadas, o que provoca a sua ruptura e a energia absorvida é registrada;

Resiliência na Administração

Na área da administração, a resiliência faz parte dos processos de gestão de mudanças. Para as pessoas que trabalham nas organizações, elas devem ter um grande equilíbrio emocional, principalmente, para saber lidar com os problemas relacionados com o trabalho, quando as situações não ocorrem como elas esperavam. Além disso, a resiliência diz respeito à capacidade de tomar medidas que minimizam os problemas que surgem no contexto laboral;

Resiliência em Defesa Civil

Na área da Defesa Civil, a “Resiliência é a capacidade de absorver ou 
resistir aos potenciais impactos gerados a partir da ocorrência de um 
evento natural”. E sendo assim, de fundamental importância para Sociedade, 
o entendimento dessa Palavra tão  importante na prevenção de desastres.






Referências:
http://www.funasa.gov.br/site/wp-content/uploads/2013/05/Neison_Freire.pdf
http://www.oeco.org.br/convidados/25363-nova-forma-de-confrontar-proble
mas-ambientais-no-brasil
http://www.significados.com.br/resiliencia/
http://www.dicionarioinformal.com.br/resili%C3%AAncia/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Resili%C3%AAncia_(psicologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário