sexta-feira, 24 de junho de 2016

Defesa Civil-RJ Lança M.A.M. do Estado

             Defesa Civil RJ lança Mapa de Ameaças Múltiplas do Estado

A Secretaria de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Sedec-RJ) lança, nesta quarta-feira (22.06), às 14 horas, o Mapa de Ameaças Múltiplas do Estado, no auditório do Complexo de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar, em Guadalupe.

O Estudo, realizado pelo Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC-RJ) com a participação das 92 Defesas Civis Municipais, reúne as 736 Principais Ameaças de Desastres presentes no Território Fluminense, sendo 460 Naturais e 276 Tecnológicas, segundo sua prevalência e hierarquização.


O Levantamento é reconhecido pelas Nações Unidas como um dos experimentos mais relevantes sobre o tema no Continente e apresentado na Conferência Mundial da ONU para Redução do Risco de Desastres no planeta, em Sendai, no Japão. 

Após ter sido aprovado por um júri internacional, o Mapa de Ameaças Naturais do Estado do Rio de Janeiro, edições dos anos de 2012 e 2014, deu origem à nova ferramenta que, agora, apresenta também os Principais Perigos Tecnológicos do Estado - afirmou o Diretor geral do DGDEC, Coronel Paulo Renato Vaz.

Após o lançamento do mapa, a Defesa Civil Estadual seguirá em um trabalho com as Prefeituras para elaboração dos 736 planos de Contingência Municipais consequentes, sendo um para cada ameaça identificada. 

A ideia é envolver a comunidade e desencadear uma série de exercícios simulados de escape da população de áreas de risco.

O Mapa de Ameaças Múltiplas está sendo lançado com seis meses de antecedência ao próximo verão, período onde sazonalmente ocorre a maioria dos eventos adversos no estado. 

Essa antecipação faz a diferença na preparação para emergências e desastres e desencadeará uma série de esforços para evitar que os desastres aconteçam e, quando inevitáveis, minimizar suas consequências - concluiu o diretor.

Seguem exemplos de localidades do Estado com as Três Maiores Prevalências das Ameaças:

* São Gonçalo (Região Metropolitana)

Naturais:

1 - Inundações
2 - Alagamentos
3 - Deslizamentos

Tecnológicos:

1 - Incêndios em aglomerações residenciais
2 -Colapso de edificações
3 - Desastres relacionados a transporte de produtos perigosos

* RJ (Capital)

Naturais:

1 - Deslizamentos
2 - Alagamentos
3 - Epidemias

Tecnológicos:

1 - Desastres relacionados a transporte de produtos perigosos
2 -Colapso de edificações
3 - Incêndios em aglomerações residenciais

* Nova Friburgo (Região Serrana)

Naturais:

1 - Deslizamentos
2 - Inundações
3 - Enxurradas

Tecnológicos:

1 - Derramamento de produtos químicos em ambiente lacustre, fluvial, marinho, aquífero
2 -Desastres relacionados a transporte de produtos perigosos
3 - Colapso de edificações


Por hoje é só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........









Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php/menu-oculto-slideshow/3597-defesa-civil-rj-lanca-mapa-de-ameacas-multiplas-do-estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário