domingo, 12 de janeiro de 2014

Como o Centro de Referência de Assistência Social pode Ajudar as Comunidades



Primeiro, Vamos entender o que é o Centro de Referência de Assistência Social ou CRAS? o Cras é uma unidade responsável pela oferta de Proteção Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

O Cras é uma Unidade Pública Estatal, descentralizada  de Politica Nacional de Assistência (Pnas). Ou seja, é um local onde é prestado serviço social às Comunidades e seus entornos.

Segundo, Qual Serviço Social o Cras presta às Comunidades? Ele presta desde o Cadastro Único (Cad Único), até um acompanhamento maior de famílias vulneráveis economicamente.

Terceiro, Qual é o Objetivo do Cras? O Objetivo dele é ajudar as famílias de baixa renda a retornarem  sua dignidade econômica perante à Sociedade, através de alguns benefícios, como:

* Bolsa família, taxa reduzida de iluminação pública. isenção em concursos públicos, cursos gratuitos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) entre outros.

Quarto, Quantos Cras Existe em Petrópolis? Existe em Petrópolis, no ano de 2014 (7 Cras), sendo 1 no centro da cidade e 6 espalhados pelos bairros da mesma, onde pode ser visto com maiores detalhes no site da Prefeitura Municipal de Petrópolis:  http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/

Sendo assim, o Cras é de suma importância às Comunidades, Municípios e Estados, pois dão aos mesmos Recursos Financeiros para gerar a longo prazo uma Sociedade economicamente mais ativa, e consequentemente a geração de uma Sociedade mais desenvolvida.



Referências: