segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Como os Abrigos Temporários são Úteis em uma Situação Adversa

            

Primeiro, Vamos entender o que são Abrigos Temporários? Como o nome mesmo já diz, são locais onde servem de abrigo para pessoas que perderam tudo e não tem para onde irem, ou que exista um risco iminente de deslizamento de terra, queda de rochas ou matação, onde coloca em risco suas residências.


E assim as pessoas são direcionadas para os mesmos, para que então a Secretaria de Trabalho de Assistência Social e Cidadania (Setrac), e à Prefeitura de Petrópolis, façam um diagnóstico preciso da situação e tome as medidas necessárias.


Segundo, não vamos confundir Abrigos Temporários com Pontos de Apoio! pois os  Pontos de Apoio são locais de encontro de pessoas, onde as pessoas se alocam até que as chuvas fortes diminuam, e com isso evitando possíveis riscos iminentes, como: 


* Deslizamentos de terra;

* Quedas de rochas ou matação;

*  Inundações;  e

* Queda de poste elétrico entre outros.



Os Abrigos Temporários quase sempre são improvisados, em escolas, creches, quadras esportivas e galpões, mas são fundamentais para essas famílias que perderam tudo em desastres naturais, possam ter um local para se alojar nesse momento tão complicado.


Os Abrigos Temporários devem ser vistos como uma grande empresa, pois há muitos setores, e a organização e a delegação de tarefas e fundamental para o seu andamento, e uma administração eficiente faz com que o resultado seja satisfatório.


Portanto, os Abrigos Temporários são de suma importância às Comunidades, Municípios e Estados, pois dão aos mesmos uma estrutura para minimizar o sofrimento dessas pessoas que perderam tudo, entretanto vale ressaltar, que o engajamento e honestidade de todos são essenciais para que não haja furtos ou desvio de verbas ou doações, e assim alcançar um resultado positivo.






Referências:

http://www.esdec.defesacivil.rj.gov.br/images/documentos/manual_abrigo_sedec_rj.pdf
http://www.suop.defesacivil.rj.gov.br/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=423
http://www.cbmerj.rj.gov.br/documentos/sedec/manual_abrigo_sedec_rj.pdf
http://www.defesacivil.itajai.sc.gov.br/l/gestao-abrigos
http://www.defesacivil.mg.gov.br/index.php/manuais-apostilas
http://www.defesacivil.es.gov.br/conteudo/publicacoes/default.aspx
http://www.defesacivil.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=36

Nenhum comentário:

Postar um comentário