segunda-feira, 4 de maio de 2015

Abertas as Inscrições Para o Curso S2ID - Terceira Edição

                   Resultado de imagem para Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres - S2ID: Módulos de Registro e de Reconhecimento

O Sistema Integrado de Informações sobre Desastres - S2ID visa a informatizar o processo de transferência de recursos em virtude de Desastres. 
O Objetivo é qualificar e dar transparência à gestão de riscos e desastres no Brasil, já que, além de agilizar o processo, garantirá o acesso a informações sobre desastres em diversos níveis.
Para tanto, o desenvolvimento do S2ID foi organizado em dois grupos de acesso. Um deles refere-se à gestão do processo e conta com três módulos: 

* Registro e Reconhecimento; 

* Solicitação e Liberação de Recursos; e 

* Fiscalização e prestação de contas. 

O outro grupo de acesso refere-se à consulta de informações em três níveis:

* Banco de dados e análise espacial; 

* Atlas Brasileiro de Desastres Naturais; e 

* Biblioteca Virtual.


O Grupo de consulta foi concluído a partir de uma pesquisa realizada pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres de Santa Catarina CEPED/UFSC e contém informações relativas a desastres produzidas nos últimos 20 anos. Essas informações estão disponíveis para qualquer interessado, no próprio Sistema, e continuarão a ser alimentadas pelos dados inseridos no S2ID.

Quanto ao grupo de Gestão, o primeiro módulo já foi concluído e se refere ao registro do desastre e ao reconhecimento federal de Situação de Emergência ou de Estado de Calamidade Pública. 

Sua função é manter o banco de dados nacional atualizado sobre as ocorrências de desastres, além de informatizar o processo de reconhecimento. 

Esse módulo está em fase de implantação e seu uso será obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2013, quando não será mais aceita a solicitação de Reconhecimento Federal por meio físico (papel), somente por meio do Sistema.

Os dois módulos restantes serão ainda desenvolvidos. Um deles é o de "Solicitação e Liberação de Recursos", que tem três objetivos: 

* Manter o banco de dados nacional atualizado sobre a aplicação de recursos; 

* Informatizar o processo de solicitação e de liberação de recursos; e 

* Instrumentalizar Estados e Municípios para que as especificações dos projetos sejam mais claras e precisas.

Por fim, será desenvolvido o módulo de "Fiscalização e prestação de Contas", cujo objetivo é manter o banco de dados nacional atualizado sobre a fiscalização e a prestação de contas e informatizar o processo de fiscalização e prestação de contas.

INSCRIÇÕES:


A partir do dia 29 de abril até o dia 10 de maio de 2015 estarão abertas as inscrições para o Curso de Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres - S2ID: Módulos de Registro e de Reconhecimento

Esse Curso é uma Parceria entre a Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) e o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED/UFSC), E será executado pelo Departamento de Ciências da Administração (CAD) da Universidade Federal de Santa Catarina.

O Curso será ofertado na modalidade à distância (Ead), com carga horária de 30 horas, no período de 18 de maio a 10 de julho de 2015.

Serão 1.250 vagas ofertadas aos interessados de todo o território nacional. Caso haja excedente de inscritos, a seleção se dará da seguinte forma:

* Usuários do sistema S2ID;

* Pessoas que trabalham em Coordenadorias Estaduais ou Municipais de Proteção e Defesa Civil; e

* Outros interessados.

O Curso tem por Objetivo capacitar os Usuários para o uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres - S2ID com objetivo de fortalecer ainda mais as ações de defesa civil.

O Curso é Gratuito e oferece Certificado emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O conteúdo do curso foi elaborado por especialistas da área e reúne informações atualizadas para o uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres - S2ID: Módulos de Registro e de Reconhecimento.


Por Hoje, é Só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.









Referências:
http://avea.labgestao.ufsc.br/defesacivil/form/inscricao_s2id_terceira.php
http://labgestao.ufsc.br/dc/s2id3/
http://s2id.mi.gov.br/
http://www.mi.gov.br/defesa-civil/s2id
http://www.defesacivil.cursoscad.ufsc.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário