sexta-feira, 29 de maio de 2015

SEDEC-RJ Lança Mapa das Ameaças Climatológicas do Estado do Rio de Janeiro

Defesa Civil Estadual lança Mapa das Ameaças Climatológicas

O Experimento será apresentado no início da Semana Mundial do Meio Ambiente com foco para  estiagem e incêndio florestal nos municípios


A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) lança, na próxima segunda-feira (01.06), às 14 horas, no auditório do Complexo de Ensino do Corpo de Bombeiros do Rio, em Guadalupe, o Mapa das Ameaças Climatológicas do Estado do Rio de Janeiro. 

O Evento, que será presidido pelo secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Ronaldo Alcântara, contará com a presença de prefeitos e de secretários municipais de Defesa Civil, além de autoridades da corporação.

O trabalho identifica as manchas da prevalência de estiagem e incêndio florestal nos municípios e regiões do Estado, estratificando as cidades em cinco classes de risco, que vão desde o leve ao severo. 

O estudo revela, por exemplo, que municípios como Miracema, Cambuci, São Fidélis e Campos estão na classe risco elevado da estiagem. 

Já Cardoso Moreira está na classe de risco alto e São João da Barra na classe de risco médio. 

No quesito incêndios florestais, Silva Jardim, Itaboraí, Araruama e Nova Friburgo apresentam risco elevado para a ocorrência. 

Petrópolis indica risco muito alto; Teresópolis, risco médio e Duque de Caxias, risco baixo.


A ferramenta permitiu a confecção de 168 planos de contingência municipais para o enfrentamento a esses perigos. 

Tais planos serão colocados em prática a partir da execução de exercícios simulados a serem realizados por 86 Defesas Civis municipais, com o acompanhamento da Secretaria de Estado de Defesa Civil, antes do começo do inverno, período considerado crítico para essas ameaças específicas.

- Estamos nos antecipando aos desastres, somando esforços para impedir que eles aconteçam. Porém, quando inevitáveis, devemos minimizar suas consequências por meio de ações coordenadas e planejadas com grande antecedência - afirmou o coronel  Paulo Renato Vaz, diretor geral do Departamento de Defesa Civil.

Por Hoje, é Só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.







Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php/menu-oculto-slideshow/3079-defesa-civil-estadual-lanca-mapa-das-ameacas-climatologicas
http://www.suop.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.dgdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.esdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.rio.rj.gov.br/web/defesacivil/
http://cemadenrj.defesacivil.rj.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário