O Sistema Integrado de Informações sobre Desastres - S2ID visa a informatizar o processo de transferência de recursos em virtude de Desastres.
O Objetivo é qualificar e dar transparência à gestão de riscos e desastres no Brasil, já que, além de agilizar o processo, garantirá o acesso a informações sobre desastres em diversos níveis.
Para tanto, o desenvolvimento do S2ID foi organizado em dois grupos de acesso. Um deles refere-se à gestão do processo e conta com três módulos:
* Registro e Reconhecimento;
* Solicitação e Liberação de Recursos; e
* Fiscalização e prestação de contas.
O outro grupo de acesso refere-se à consulta de informações em três níveis:
* Banco de dados e análise espacial;
* Atlas Brasileiro de Desastres Naturais; e
* Biblioteca Virtual.
O Grupo de consulta foi concluído a partir de uma pesquisa realizada pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres de Santa Catarina CEPED/UFSC e contém informações relativas a desastres produzidas nos últimos 20 anos. Essas informações estão disponíveis para qualquer interessado, no próprio Sistema, e continuarão a ser alimentadas pelos dados inseridos no S2ID.
Quanto ao grupo de Gestão, o primeiro módulo já foi concluído e se refere ao registro do desastre e ao reconhecimento federal de Situação de Emergência ou de Estado de Calamidade Pública.
Sua função é manter o banco de dados nacional atualizado sobre as ocorrências de desastres, além de informatizar o processo de reconhecimento.
Esse módulo está em fase de implantação e seu uso será obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2013, quando não será mais aceita a solicitação de Reconhecimento Federal por meio físico (papel), somente por meio do Sistema.
Os dois módulos restantes serão ainda desenvolvidos. Um deles é o de "Solicitação e Liberação de Recursos", que tem três objetivos:
* Manter o banco de dados nacional atualizado sobre a aplicação de recursos;
* Informatizar o processo de solicitação e de liberação de recursos; e
* Instrumentalizar Estados e Municípios para que as especificações dos projetos sejam mais claras e precisas.
Por fim, será desenvolvido o módulo de "Fiscalização e prestação de Contas", cujo objetivo é manter o banco de dados nacional atualizado sobre a fiscalização e a prestação de contas e informatizar o processo de fiscalização e prestação de contas.
INSCRIÇÕES:
A partir do dia 18 de Maio até o dia 05 de Julho de 2015 estarão abertas as inscrições para o Segundo Curso de Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres - S2ID: Módulos de Registro e de Reconhecimento
Esse Curso é uma Parceria entre a Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) e o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED/UFSC), E será executado pelo Departamento de Ciências da Administração (CAD) da Universidade Federal de Santa Catarina.
O Curso será ofertado na modalidade à distância (Ead), com carga horária de 30 horas, no período de 20 de Julho a 18 de Setembro de 2015.
Serão 1.250 vagas ofertadas aos interessados de todo o território nacional. Caso haja excedente de inscritos, a seleção se dará da seguinte forma:
* Usuários do sistema S2ID;
* Pessoas que trabalham em Coordenadorias Estaduais ou Municipais de Proteção e Defesa Civil; e
* Outros interessados.
O Curso tem por Objetivo capacitar os Usuários para o uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres - S2ID com objetivo de fortalecer ainda mais as ações de defesa civil.
O Curso é Gratuito e oferece Certificado emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O Conteúdo do curso foi elaborado por especialistas da área e reúne informações atualizadas para o uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres - S2ID: Módulos de Registro e de Reconhecimento.
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Referências:
http://www.defesacivil.cursoscad.ufsc.br/
http://labgestao.ufsc.br/dc/s2id4/wp-content/uploads/sites/7/2015/05/Defesa-Civil-Flyer-S2ID-.-2015.pdf
http://www.mi.gov.br/defesa-civil/s2id
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