sábado, 2 de maio de 2015

Petrópolis Conquista Melhores Posições no Ranking de Saneamento

            

Petrópolis conquistou este ano melhores posições no ranking de saneamento das 100 maiores cidades brasileiras realizado anualmente pelo Instituto Trata Brasil, divulgada em 28 de abril. 
O Município passou de 29º para 25º colocado no ranking nacional e de 3º para 2º no ranking estadual, de acordo com o levantamento baseado nos dados de 2013 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades. 
Esse resultado é fruto dos constantes investimentos feitos por Águas do Imperador, para o saneamento da cidade.
Hoje, Petrópolis trata 52,5 milhões de esgotos por dia, que correspondem a 83% dos esgotos urbanos, percentual altíssimo diante da realidade nacional: de acordo com dados publicados pelo Ministério das Cidades, em 2013, cerca 100 milhões de brasileiros não tinham sequer esgotos coletados. 
E em relação ao abastecimento de água tratada não é diferente: são 61,8 milhões de litros /dia de água tratada distribuídos para 92% dos petropolitanos.
Neste ano Águas do Imperador já implantou 7 Km de novas redes de abastecimento em 22 bairros e 2 Km de redes coletoras de esgoto em 10 bairros. 
Em fevereiro, foi inaugurado o Biodigestor do Quarteirão Brasileiro, o oitavo da concessionária, que beneficia 2 mil moradores, tratando a 160 mil litros de esgotos por dia. 
Esse é o primeiro biodigestor a receber projeto de urbanização, com estacionamento, ponto de ônibus e academia ao ar livre. 
Como em todos os outros, a Concessionária realiza um trabalho de educação ambiental com moradores, e disponibiliza o biogás, que no caso desta unidade é destinado ao Colégio Municipal Nossa Senhora das Graças. 
Para o tratamento feito nos biodigestores não há cobrança de tarifa e em seus filtros foram reaproveitados 500 pneus e 70 mil garrafas pet. 
Esses oito biodigestores beneficiam 10,4 mil pessoas com o tratamento de 731 mil litros de esgoto por dia , e por esse trabalho Águas do Imperador foi finalista do Prêmio ANA 2014, na categoria Empresas, com o projeto ‘Saneamento Sustentável – A utilização de Biossistemas e Educação Ambiental em Comunidade de Baixa Renda’. 
A premiação visa reconhecer e divulgar boas práticas que contribuem para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do Brasil.
Em 2014, em seguimento ao plano de despoluição das bacias hidrográficas do município, a concessionária construiu a ETE Corrêas, que já está em operação, e trata 1,2 milhão de litros de esgotos por dia de 15 mil moradores de Corrêas, Bairro da Glória e Castelo de São Manoel, incluindo o Hospital Alcides Carneiro, e expandiu as rede de abastecimento de água e coleta de esgotos em 51,5 km , um investimento de R$ 10 milhões. 
As redes coletoras implantadas no distrito de Nogueira para futuro tratamento dos esgotos, já proporcionaram ganhos ambientais perceptíveis no lago de Nogueira. 
Para atingir a universalização do saneamento, a partir desse ano serão construídas a ETE Nogueira e uma série de biodigestores, confirmando o compromisso do Grupo Águas do Brasil com a qualidade de vida dos petropolitanos.
Por Hoje, é Só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.









Referências:
http://diariodepetropolis.com.br/integra/petropolis-sobe-duas-posicoes-no-ranking-de-melhores-do-saneamento-64836
https://www.facebook.com/diariodepetropolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário