quinta-feira, 17 de março de 2016

SEDEC-RJ Capacita Gestores de D.C. dos Municípios


            

O foco é orientar para a correta utilização do cartão para o recebimento de recursos federais.

Representantes da Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec RJ) e do Banco do Brasil se reuniram para celebrar um termo de cooperação técnica com o objetivo de fomentar a adesão dos municípios ao cartão de pagamento de Defesa Civil. 

A Capacitação dos gestores dos Órgãos Municipais de Defesa Civil para o uso adequado do benefício será desenvolvido em Encontros Regionais por todo o Estado.

Somente os Municípios que possuem o cartão estão habilitados para recebimento de recursos federais para as ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais. 

O Projeto visa ao aumento da capilaridade do Sistema Estadual de Defesa Civil (SIEDEC), reduzindo o tempo-resposta e aperfeiçoando a utilização de recursos - esclarece o Superintendente operacional da secretaria, coronel Marcelo Hess.

O CEMADEN-RJ, ajustado ao programa de fortalecimento do Estado junto aos Municípios, também participou do encontro, divulgando e realizando o treinamento dos sistemas de envio de SMS (serviços de mensagens curtas) e sistemas SISEMTE E NEXUS, com a intenção de alertar as autoridades e comunidades para situações emergenciais.


SEDEC-RJ investe na instrução em Defesa Civil:


Agentes de outros Estados do país participaram do curso.

A Secretaria Estadual de Defesa Civil (Sedec RJ), por meio da Escola de Defesa Civil (ESDEC), realizou, entre os dias 29 de fevereiro e 4 de março, mais um Curso de Nivelamento e Preparação de Instrutores em Defesa Civil (CNPI). 

O Objetivo foi habilitar os participantes a atuarem como instrutores e multiplicadores em assuntos relacionados à Defesa Civil.

O CNPI possui carga horária de 40 horas aula sobre os conteúdos do curso de capacitação, abordando temas como: 

* Estrutura do plano de aula;

* A importância da dinâmica de grupo; e 

* A avaliação do processo ensino-aprendizagem.

Ao todo, 24 pessoas se formaram, incluindo agentes de outros Estados: 

* Defesa Civil do Piauí;

* Pará; e 

* Alagoas.

Após a conclusão do curso, todos receberam seus certificados e tornaram-se aptos na função de multiplicar o conhecimento para todo o país - disse o tenente-coronel Marcio Romano, diretor da ESDEC.


Por hoje é só! Espero vocês no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........










Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php/menu-oculto-slideshow/3431-sedec-rj-capacita-gestores-de-defesa-civil-dos-municipios
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php/menu-oculto-slideshow/3429-sedec-rj-investe-na-instrucao-em-defesa-civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário