quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Sirenes de Alerta vão ser Obrigatórias em Todo o Estado do Rio de Janeiro

                  Resultado de imagem para projetos de lei
O Projeto dos deputados licenciados Bernardo Rossi e Rafael Picciani, ambos do PMDB, quer assegurar, por lei, a instalação de sirenes de alerta de chuvas em todo o Estado do Rio, em áreas já mapeadas e que vierem a ser identificadas como de risco pela Defesa Civil. 
O Projeto de lei 498/11 foi aprovado em primeira discussão pela Assembleia Legislativa do Rio nesta terça-feira (24.02). Atualmente, o governo do estado já instalou sistemas do tipo em 16 municípios, atendendo a mais de 130 mil pessoas.
Nas cidades serranas de Petrópolis,Teresópolis e Friburgo há 83 equipamentos instalados. 

Os parlamentares, no entanto, querem todas as áreas de risco fluminenses sejam cobertas pelas sirenes.

Na justificativa do projeto, os deputados lembram episódios em que sistemas de alerta salvaram vidas e explicam como funcionará a gestão dos sistemas: 

"Os equipamentos terão que ser monitorados pelos técnicos das Defesas Civis dos municípios, sob coordenação da Defesa Civil estadual. Os técnicos devem disparar o alarme quando houver previsão de chuvas acima de 40 milímetros".

“Este tipo de equipamento pode e deve ser usado em outras áreas sempre com a avaliação da Defesa Civil", afirma Bernardo Rossi. 

Para o parlamentar o sistema de alertas, usado em inúmeros países com incidência de acidentes climáticos e que investe em prevenção devem ser tornar obrigatório em todo o país. 

“ Além da região serrana, cidades de baixada sofrem com inundações e as sirenes também podem ser usadas nestes casos”, completa.

"Esse projeto é uma das ideias que saíram da série de encontros com técnicos de todas as áreas de Defesa Civil ouvidos pela Casa durante a CPI das Chuvas, Mais do que ser um investimento espontâneo ele passa, com a lei, a ser obrigatório e a população tem assim mais chances de cobrar sua aplicação", afirma Rafael Picciani.

Por Hoje, é Só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões.



Referências:

http://diariodepetropolis.com.br/integra/sirenes-de-alerta-vao-ser-obrigatorias-em-todo-o-estado-62772

Nenhum comentário:

Postar um comentário