quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Como a Capacitação das Comunidades pode ser Útil em um evento adverso



Vivemos em um cenário muito dinâmico, onde tudo muda rapidamente e temos de ser multitarefas para acompanhar esse dinamismo.

Sabemos de longa data que o Conhecimento é fundamental em todas as áreas e lugares, e não é diferente nas Comunidades.

Entretanto, sabemos que uma Comunidade mais instruída dará uma melhora importantíssima a mesma, e sobretudo uma visão mais abrangente em uma situação adversa.

E como essa Instrução ou Capacitação pode Ajudar às  Comunidades? Quando Capacitamos às Comunidades com alguns cursos, entre eles:
Primeiros socorros, brigada de incêndio, evacuação de área, educação ambiental entre outros.

Damos a elas uma visão geral de como essa capacitação pode ser usada no cotidiano ou em um evento adverso, como:
Deslizamentos, enxurradas, queda de rochas ou matação entre outros.

"Vale ressaltar, que esse aprendizado será utilizado em último caso ou em uma situação de emergência, pois há pessoas com mais afinco à essas situações, como:
Corpo de Bombeiros e Defesa Civil".

Essa Capacitação  também será de grande ajuda para  Defesa Civil, pois em uma evento adverso, fica um pouco difícil deles atuarem em todos os lugares ao mesmo tempo, devido ao seu número de contingência de pessoas ou até mesmo por motivos que interceptem o seu destino final, como:
Queda de matação, deslizamentos. inundações, queda de poste em vias públicas ou até mesmo o engarrafamento no trânsito.

Sendo assim, as Comunidades Capacitadas são de suma importância em um evento adverso, pois darão essa primeira resposta às Comunidades e à Sociedade, e assim prevenindo ou minimizando possíveis desastres.