domingo, 18 de agosto de 2013

Como Conhecer o Histórico de Desastres das Comunidades pode prevenir futuros desastres



Primeiro, o que é um Histórico de Desastres? É um Cadastro com Dados, Datas e Locais, onde ocorreu algum tipo de desastre, sendo eles:
Queda de rochas ou matação, deslizamentos de terra ou massa, inundações, enchentes, rachaduras em edificações entre outros.

Segundo, como esse Histórico de Desastres pode ser Útil às Comunidades? Ele pode ser útil de várias formas, entre elas:
Na Informação, pois se tivermos um Relatório onde consta os dados e locais que ocorreram os eventos, ficará mais fácil de Identificar um possível desastre futuramente, tendo em vista, que a possibilidade é muito grande de acontecer novamente.

Esse Histórico de Desastres, deve estar no Mapa de Área de Risco da Defesa Civil do Municipio e Estado e também nas Comunidades, para que todos os envolvidos Conheçam e Identifiquem esses Locais como um Risco Iminente às Comunidades.

Terceiro, temos o Histórico de Desastres em Mãos, e o que fazemos agora? Com esses Locais já Identificados, é possível fazer um acompanhamento mais próximo deles através de um monitoramento, que pode ser feito pessoalmente ou por câmeras através de uma Central de Operações com pessoas devidamente capacitadas para tal situação.

Com esse Acompanhamento, pode ser verificado possíveis alterações no solo, drenagem, edificações entre outros.

Sendo assim, o Conhecimento do Histórico de Desastres é de suma importância para Prevenir Possíveis Desastres, entretanto, devemos fazer um Monitoramento constante, para que assim possamos ter uma resposta positiva e sem grandes prejuízos à Sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário