quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Como o Sistema de Alerta e Alarme Pode Prevenir Desastres

         

Primeiro, Vamos Entender o que é o Sistema de Alerta e Alarme? É um Sistema com Acionamento de Mensagens (SMS) e Sirenes em Pontos Estratégicos nas Comunidades, devido a Riscos Geológicos, Hidrológicos, Meteorológicos entre outros.

Segundo, Como Funciona esse Sistema? Há uma Monitoração de Quantidade de Chuvas e do Nível dos Rios Feito por Quatro Órgãos no Brasil, São Eles:

* Instituto Estadual do Ambiente (INEA),  Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN SP e RJ) e Defesa Civil RJ, que enviam Mensagens de Alerta e Toque das Sirenes.

Terceiro, Quem Recebe as Mensagens Enviadas pelos Quatro Órgãos? As Mensagens de Alerta e Toque das Sirenes enviadas pelos Quatro Órgãos São Recebidas pelas:

* Defesas Civis, Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs), Presidentes de Associações de Moradores, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes Comunitários de Defesa Civil (ACDC), Moradores Cadastrados entre outros.

Quarto, O Que Fazer Após o Recebimento dessas Mensagens? Após o Recebimento dessas Mensagens, as pessoas são Mobilizadas para os Pontos de Apoio, pelos mesmos citados acima, e Após a sua Normalidade Voltar, é Tocada Novamente as Sirenes para Desmobilizar as pessoas, que Retornam as suas Residências com maior Segurança.

Quinto, Em Caso de Queda de Energia! Como Deve ser Feito Esse Acionamento?O Acionamento é feito Remotamente, mas havendo uma Queda de Energia  ele pode ser feito Manualmente por pessoas Treinadas e Capacitadas para tal situação, como é caso das Pessoas Citadas Acima.

Sendo assim, o Sistema de Alerta e Alarme pode prevenir desastres, pois ele dá uma resposta rápida, efetiva e assertiva em uma situação adversa, porém vale ressaltar, que tem de ser feito Simulados Constantes de Desocupação de Área com as Comunidades, para que na hora do sinistro não haja falhas. E também, Manutenção e Acionamentos de Sirenes Constantes, para que possa ser verificado qualquer anormalidade e quando houver repará-la em tempo hábil.







Referências:

http://inea.infoper.net/
http://www.cemaden.gov.br/pluviometros/
http://www.rio.rj.gov.br/web/defesacivil/alertas-por-sms
http://www.suop.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.dgdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.esdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.defesacivil.itajai.sc.gov.br/inicio-cadastro-pessoa
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/