segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Como o Recolhimento do Óleo de Cozinha pode Ajudar as Comunidades

            

Vemos diariamente pessoas jogando o Óleo de Cozinha no Ralo da Pia ou no Quintal de suas respectivas Casas, talvez por falta de conhecimento ou até mesmo por falta de um local apropriado para o recolhimento do mesmo.

Entretanto, tais ações geram o entupimento das tubulações e danos ao ecossistema, só para termos uma estimativa da real situação, por exemplo: 

* Cada litro derramado na pia é suficiente para poluir até 1.000.000 de litros d'água ou aproximadamente a quantidade que uma pessoa consome em 14 anos.

Mas, qual seria a Solução para esse Problema? A Solução seria a seguinte:

* Através da Secretaria de Meio Ambiente poderia ser criado um Projeto nas Comunidades, com o intuito de recolher e reaproveitar esse óleo que no primeiro momento era jogado fora.

Para que no segundo momento seja aproveitado de uma forma eficiente, através da :

* Produção de sabão em pedra;

* Detergente;

* Massa de vidro;

* Biodiesel; e 

* Até mesmo componentes para fertilizantes.

 E com isso ajudaria e muito o Meio Ambiente e também as Comunidades, pois daria as  mesmas, a provável obtenção de emprego e renda, tendo em vista que o funcionamento da mesma, necessitará de mão de obra, onde poderá ser utilizada a própria mão de obra das comunidades, e a obtenção de renda, devido ao seu trabalho e a venda dos produtos produzidos.

Sendo assim, o Recolhimento do Óleo de Cozinha é um Nicho de Mercado de suma importância, onde poderá beneficiar não somente as Comunidades como também os Municípios, Estados e União, entretanto vale ressaltar, para que tenhamos uma resposta positiva, devemos ter equipamentos e pessoas treinadas e capacitadas para usá-los de forma produtiva.

Por hoje é só! Espero vocês no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........






Referências:
http://www.rj.gov.br/web/sea/exibeconteudo?article-id=180508

Nenhum comentário:

Postar um comentário