quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Como o Programa Bombeiro Comunitário Pode Ajudar as Comunidades

            

Primeiro, Vamos entender o que é o Programa Bombeiro Comunitário? É um Projeto do Governo de Estado do Paraná, que envolve a participação da Sociedade, onde o Estado entra com a prestação do serviço e as Comunidades com o envolvimento.

Esse Programa foi criado pelo Decreto n° 6.072 de 31/06/2006 e alterado pelo Decreto n° 5.696 de 10/11/2009, resultando na parceria entre o Governo do Estado e o Município.

Segundo, Como o Programa Bombeiro Comunitário pode ajudar as Comunidades? Ele pode ajudar da seguinte forma:

* Atuando em conjunto com os Agentes Comunitários de Defesa Civil, treinando e capacitando-os para uma situação adversa, e assim tendo uma Força Tarefa preparada e capacitada para atuar na mesma.

"Porém, em uma situação mais complexa, deverá ser acionado o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil do Município".

Lembrando, que por estarem desntro das Comunidades, o Bombeiro Comunitário minimizará muitos problemas relativos ao acesso dos locais do sinistro, como:

* Queda de rochas ou matação, queda de fiação elétrica, cheias dos rios ou engarrafamentos no trânsito entre outros. 

E com isso ganhará mais tempo para efetuar um atendimento com mais tranquilidade e consequentemente com maior produtividade.

Sendo assim, o Programa Bombeiro Comunitário é de suma importância às Comunidades, Estados e Municípios, pois dará aos mesmos mais segurança e uma resposta mais efetiva e assertiva diante de uma situação adversa, entretanto vale ressaltar que para esse Programa ter um resultado positivo, é essencial o envolvimento de todos os citados acima. 

E assim construir uma Sociedade mais precavida e segura de suas ações e respostas diante dos desastres.

Por hoje é só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........








Referências:

http://www.defesacivil.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=81
http://www.seguranca.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=24
http://www.cb.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=66:projeto-bombeiro-comunitario&catid=54:projetos-sociais&Itemid=91

Nenhum comentário:

Postar um comentário