quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Como o Voluntário da Defesa Civil pode Ajudar as Comunidades

            
Primeiro, Vamos Entender o que é um Voluntário? De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), voluntário é o jovem, adulto ou idoso que devido a seu interesse pessoal e seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades de bem estar social ou outros campos.

O voluntariado traz benefícios tanto para a sociedade em geral como para o indivíduo que realiza tarefas voluntárias. 


Ele produz importantes contribuições tanto na esfera econômica como na social e contribui para uma sociedade mais coesa, através da construção da confiança e da reciprocidade entre as pessoas. 

Ele serve à causa da paz, pois abre oportunidades para a participação de todos.

No Brasil, o Dia Nacional do Voluntariado foi instituído em 28 de agosto de 1985 para reconhecer e destacar a ação das pessoas que doam tempo, mão de obra e talento para causas de interesse social e para o bem da comunidade.



Segundo, Qual a Importância do Voluntário da Defesa Civil? É de extrema importância, pois a Defesa Civil, trabalha no sentido de evitar, prevenir ou minimizar as consequências dos eventos desastrosos e para que esse trabalho seja oferecido num curto espaço de tempo, e de forma mais humana e eficiente possível, o serviço do voluntário é essencial.



Sendo assim, O Voluntário da Defesa Civil é de suma importância às Comunidades, pois através dele será criado um elo entre a Defesa Civil - Comunidades, para que em uma situação adversa o voluntário possa ajudar em uma resposta mais rápida e efetiva, como por exemplo: 

*  Primeiros socorros;

* Percepção de risco;

* Direcionamento de pessoas para os pontos de apoios ou áreas mais seguras;

* Triagem de moradores; e

* Entre outros. 

Devido estarem mais próximos da situação, e conhecerem muito bem suas respectivas comunidades, o voluntário da defesa civil dará uma resposta assertiva e eficaz, porém vale ressaltar que tais ações não isenta a responsabilidade do Município e Defesa Civil, pois as mesmas deverão trabalhar em conjunto para que seja alcançado um resultado positivo.


Por hoje é só! Espero vocês no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........




Referências:


http://www.onu.org.br/faca-parte-da-onu/voluntariado/
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/index.php/o-que-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário