sábado, 30 de novembro de 2013

Como o Dia Estadual de R.D. Pode Ajudar as Comunidades

            

Primeiro, vamos entender O que é o Dia Estadual de Redução de Desastres? É um Dia Específico onde ocorre uma Série de Simulados de Desocupação em Áreas com Risco de Desabamento, o mesmo está sendo comemorado pelo segundo ano consecutivo.


Esse Evento foi criado pelo Decreto n° 5.645 de 06/01/2010 e alterado pelo Decreto n° 6.037 de 10/09/2011, com a finalidade de demonstrar à população fluminense a importância da prevenção de desastres.



"De acordo com o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, a proposta é que, em um curto prazo, o Dia 29/11/2013, seja um Marco para a Efetivação de Políticas Públicas de Redução de Riscos de Desastres".



Segundo, onde Aconteceu os Simulados? Eles Aconteceram em 26 comunidades das cidades de:

* Petrópolis;

* Teresópolis;

* Nova Friburgo;

* Bom Jardim; e 
 
* do Rio de Janeiro, que já dispõem de sistema de Alerta de Chuvas Fortes, e também na capital do estado, em cerca de 100 prédios localizados no centro da cidade. 



"Para Simões, é necessário que os órgãos das Defesas Civis Municipais tenham uma maior integração com o Estado. Segundo ele, amanhã (30/11/2013), uma Reunião com todos os Prefeitos eleitos vai começar a tratar da questão e dos Resultados dos Simulados de hoje. 

É importante que os prefeitos organizem as suas Defesas Civis com quadros técnicos compatíveis com a responsabilidade que o tema exige", destacou.



"Outro passo importante para evitar as catástrofes é o Mapeamento Geológico, que está sendo feito pelo Departamento de Recursos Minerais do estado (DRM), para identificar as Áreas mais vulneráveis à chuva forte. “A partir desse conhecimento do risco, nós vamos avançar na Implantação dos Sistemas de Alertas e Alarmes", disse Sérgio Simões.



Terceiro, Qual é o Objetivo Desses Simulados? É Simular ou seja Colocar em Prática a Desocupação desses locais em casos de incêndio, de forma natural e segura. Espera-se com o mesmo que os envolvidos saibam como agir na hora de um Sinistro de forma assertiva, e também que eles possam ser Multiplicadores Desse Conhecimento dentro de suas Residências.



Sendo assim, o Dia Estadual de Redução de Desastres é de suma importância às Comunidades, Estados e Municípios, pois dará aos mesmos mais segurança, e uma resposta mais efetiva e assertiva diante de uma situação adversa, entretanto vale ressaltar que para esse Evento ter um resultado positivo, é essencial o envolvimento de todos e a continuidade do mesmo no nosso cotidiano. 

E assim construir uma Sociedade mais precavida e segura de suas ações e respostas diante dos desastres que poderão acontecer.



Por hoje é só! Espero vocês no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........





Referências:

http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/scpro1115.nsf/1061f759d97a6b24832566ec0018d832/3cca0c3756cccfa883257b7a005ba2e4?OpenDocument
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-11-29/no-dia-estadual-de-reducao-de-desastres-rio-promove-simulados-para-orientar-populacao
http://www.iguaba.rj.gov.br/iguaba-comemora-dia-estadual-de-reducao-de-desastres-com-simulacao-em-escola/
http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2013-11-29/defesa-civil-do-rio-realiza-simulados-no-dia-estadual-de-reducao-de-desastres.html
http://www.ofluminense.com.br/editorias/cidades/plantao/dia-de-reducao-de-riscos-de-desastres-mobiliza-estado-do-rio
http://www.fmanha.com.br/geral/1385744190
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/1657-prefeitura-realiza-a%C3%A7%C3%B5es-de-preven%C3%A7%C3%A3o-no-dia-municipal-de-redu%C3%A7%C3%A3o-de-desastres.html