quarta-feira, 5 de março de 2014

Como o Estreitamento entre Defesa Civil e Comunidade Pode Minimizar os Desastres








Sabemos de longa data, que existe um paradigma bem relevante quando o assunto se refere a Defesa Civil, talvez por falta de integração com as comunidades ou até mesmo por falhas na utilização dos meios de comunicação, e isso gera um distanciamento muito grande com as mesmas.

Entretanto, ao longo dos anos ou mais precisamente a partir de 2011, esse distanciamento vem sendo minimizado através de ações, como:

* Simulados nas escolas e comunidades, criação de Nudecs, criação do sistema de alerta e alarme, instalação de pluviômetros, plano de contingência da família, projeto agente comunitário escolar, unidades de proteção comunitária, projetos ambientais e comunitários, utilização dos meios de comunicação com mais objetividade, e uma maior participação dos governos Municipais, Estaduais e Federal, que estão investindo efetivamente para que a Defesa Civil tenha meios e recursos para dar uma resposta assertiva diante dos desastres.

Mas, sabemos que ainda muitas coisas precisam ser agilizadas, como por exemplo:

* Maior agilidade nos processos licitatórios, entrega de verbas, aprovações de projetos, infraestrutura, capacitação entre outros.

Para que então, as verbas destinadas à Defesa Civil sejam usadas de forma positiva, e com isso avançar mais um degrau na integração com as comunidades, e consequentemente fazer com que mais pessoas lutem pelo mesmo objetivo, que é a prevenção ou minimização dos desastres naturais.

Sendo assim,  o Estreitamento entre Defesa Civil e Comunidade é de suma importância aos mesmos, tendo em vista a formação de um elo para prevenção e minimização dos desastres naturais, e com isso gerando uma Sociedade mais preparada para os mesmos.





Referências:

http://www.defesacivil.sp.gov.br/v2010/portal_defesacivil/index.asp
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
http://esdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.defesacivil.angra.rj.gov.br/asp/dicas_prevencao.asp
http://www.rio.rj.gov.br/web/defesacivil/conheca-a-defesa-civil
http://www.unisdr.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário