sábado, 1 de março de 2014

Como o Cadastro de SMS Pode Ajudar as Comunidades









Primeiro, Vamos Entender o que é um SMS? O SMS, vem da Sigla em Inglês Short Message Service, ou em Português Serviço de Mensagens Curtas.

Segundo, Como Funciona o Cadastro de SMS da Defesa Civil? Ele Funciona da seguinte forma:

* É Disponibilizado junto as Operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo, um Canal Gratuito para Divulgação de Alertas, Notícias e Dicas de Prevenção Contra Acidentes. Segue abaixo um Exemplo de Mensagem do Canal:



De: DCRJ - Cadastro de SMS Defesa Civil

16/01/2014        21:55:11

DCRJ: Permanece a condição de instabilidade. Previsão de chuva fraca/moderada para noite/madrugada em toda cidade do RJ. Estágio de Atenção.



Terceiro, Como Realizar o Cadastro nas Operadoras?

1º Passo - Para se Cadastrar nas Operadoras, Oi, Tim  e Vivo Envie DCRJ para o Número 4000.

* Para se Cadastrar na Operadora Claro Envie DCRJ para o Número 889.

2º Passo - Você Receberá uma Mensagem da Operadora, para Confirmar, Responda "Sim", e sua Assinatura Gratuita estará Concluída.

"Vale Ressaltar que para Solicitar o Serviço Não Precisa Ter Crédito no celular". E caso você não queira Receber mais as Mesmas, Envie um SMS com a palavra "Sair" para o número da operadora em que fez o cadastro.

Portanto, essas Mensagens são Fundamentais para Prevenção de Desastres, pois deixa as Pessoas a Par do que está Acontecendo, e Quanto Mais Pessoas Cadastradas, mais Precavida estará a População e mais Apta a dar uma Resposta Positiva Diante dos Desastres, entretanto só as Mensagens não São Suficientes, pois há Protocolos a Serem Seguidos, mas já é Um Passo Muito Importante.







Referências:

http://www.rio.rj.gov.br/web/defesacivil/alertas-por-sms
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/index.php/component/content/article/103-servicos/380-cadastro-de-telefone-celular-para-recebimento-de-alertas-da-defesa-civil.html
http://www.defesacivil.itajai.sc.gov.br/inicio-cadastro-pessoa
http://www.unisdr.org/
http://www.significados.com.br/?s=sms

Nenhum comentário:

Postar um comentário