quinta-feira, 13 de março de 2014

Como o Manual do Cidadão Pode Ajudar as Comunidades nas Fortes Chuvas de Verão





Primeiro, Vamos entender o que é o Manual do Cidadão? Ele é um Manual criado pela Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de São Paulo (Cedec), com o intuito de passar ações de Defesa Civil às Comunidades, desde significados, como: inundações, enchentes, alagamentos, enxurradas, escorregamentos ou deslizamentos, desabamentos, desmoronamentos, desastres, acidentes, catástrofes, até, como proceder nessas mesmas situações.

Segundo, Como é o Manual do Cidadão? Ele é de simples entendimento, com figuras e mensagens bens específicas e objetivas.

Terceiro, Qual é o Objetivo do Manual do Cidadão? É de preparar à População para as fortes chuvas de verão, e com isso dar uma resposta positiva diante das mesmas.

Sendo assim, o Manual do Cidadão é de suma importância à População, tendo em vista preparar a mesma para uma situação adversa, e consequentemente minimizar possíveis danos causados pelos desastres.

"Entretanto vale ressaltar que esse Manual é apenas uma ferramenta de Auxílio em um sinistro, e o mesmo não isenta a ajuda de instituições especializadas, como: a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros".






Referências:

http://www.sidec.sp.gov.br/dcs/manual.pdf
http://www.defesacivil.sp.gov.br/v2010/portal_defesacivil/index.asp
http://www.integracao.gov.br/
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
http://www.unisdr.org/