quarta-feira, 2 de abril de 2014

Como a Construção de Abrigos Específicos Pode Ajudar as Comunidades




No Brasil, com poucas exceções, as escolas são usadas como Abrigos Temporários para as vitimas de enchentes, deslizamentos de terra entre outros, durante meses, enquanto as famílias desabrigadas não conseguem novos locais para morar.

Muitas vezes, entre as vitimas estão as próprias crianças que ali estudam. Diante disso, seu cotidiano desestrutura-se, pois além da perda da moradia, de amigos ou mesmo de parentes, eles retardam a volta de sua rotina escolar.

Por isso, entre as ações previstas na Politica Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNDC), está a construção de abrigos específicos que evitem a ocupação das escolas e a interrupção das aulas.

Mas, Os Abrigos Específicos só Funcionarão em Épocas de Desastres? Não, no período de "Normalidade", eles podem ser usados para outros fins, como por exemplo:

* Estacionamento, local para reuniões ou confraternizações ou até mesmo galpão para escolas de samba.

E isso seria importante, pois os mesmos não seriam classificados como despesa e sim como investimento a médio prazo.

Sendo assim, a Construção de Abrigos Específicos é de suma importância à Sociedade, tendo em vista não afetar a grade escolar e o desenvolvimento dos alunos, entretanto vale ressaltar, que a Administração do mesmo, deve ser feita de forma objetiva, para que não "vire bagunça".






Referências:

http://www.cepad.org/
http://www2.ufscar.br/home/index.php
http://www.mi.gov.br/web/guest/defesacivil
http://tvbrasil.ebc.com.br/
http://www.onu.org.br/
http://www.seloamazonia.org.br/
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário