quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Corpo de Bombeiros Realiza Operação S.D.

            

A Atividade faz parte do módulo de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas do Curso de Operações de Salvamento em Desastres.


Concluindo as instruções do módulo de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) do Curso de Operações de Salvamento em Desastres (COSD/2015), o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS-Barra) Realizou, nos dias 18 e 19 de novembro, uma Operação Simulada de 20 horas no espaço Terra Encantada e nas dependências da unidade operacional, na Barra da Tijuca. 

Na ocasião, foi estabelecido um Cenário de Desabamento mais próximo possível da realidade.

De acordo com o Comandante do GBS, Tenente-coronel Luciano Sarmento, durante a atividade, os Militares tiveram a Responsabilidade de Organizar e Executar Todas as Fases de uma operação BREC: 

* Preparação;

* Ativação e mobilização;

* Operação;

* Desativação e desmobilização; e as 

* Atividades pós-missão.

Esta fase do curso é muito importante, pois os alunos são testados e aprovados no primeiro módulo “terreno”, que envolve todos os métodos, protocolos e ações no preparo para desabamentos envolvendo estruturas colapsadas – destacou.

As instruções do curso tiveram início no dia 9 de novembro, seguindo os parâmetros internacionais estabelecidos pela INSARAG, entidade pertencente Organização das Nações Unidas (ONU). 

Em todo o Processo de Capacitação, os alunos foram submetidos a dez dias de atividades voltadas para toda a estrutura de uma operação. 

Foram abordadas Ações de;

* Organização;

* Técnica;

* Localização de vítimas;

* Identificação e sinalização em área de trabalho;

* Equipamentos motomecanizados;

* Içamento e movimentação de cargas;

* Escoramento; e 

* Rompimento de estruturas.


Por hoje é só! Espero vocês no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........








Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php/menu-oculto-slideshow/3301-corpo-de-bombeiros-realiza-operacao-simulada-de-desabamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário