terça-feira, 1 de dezembro de 2015

SEDEC-RJ Promoveu o Dia Estadual de R.R.D

            

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec) promoveu, nesta sexta-feira (27.11), mais uma edição do Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres. 

Este ano, a Programação abrangeu escolas de todo o Estado, incluindo unidades das Redes Municipais e Estaduais e Particulares. 

A iniciativa consistiu na realização de exercícios simulados de desocupação dentro dos centros educacionais. 

A mobilização Começou às 9 horas.


Esta é a Quarta edição em que a data é lembrada no Rio. E embora não seja comemorada no próprio dia, 29 de novembro - por ser um domingo, vai mobilizaou uma camada essencial da população no trabalho pelo desenvolvimento da cultura de prevenção.

O Evento Reuniu mais de 72 mil pessoas entre diretores, funcionários e alunos em mais de 200 escolas. 

Foram 694 militares envolvidos e 188 viaturas em todo o Estado. 

Após o exercício, Bombeiros ministraram palestras abordando os seguintes temas: 

* Afogamento;

* Gás liquefeito de petróleo (GLP); e 

* Acidentes rodoviários.

De acordo com o Secretário de Estado e Defesa Civil e Comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Ronaldo Alcântara, a proposta de 2015 é conscientizar crianças e jovens.

Eles são a base da pirâmide neste trabalho de conscientização. 

Crianças e jovens estarão preparados para uma possível situação de emergência e serão multiplicadores de informações em potencial em casa, em rodas de amigos e grupos de redes sociais - observou o Secretário.

O Tenente do Corpo de Bombeiros Tiago Nicolini destacou a importância do programa para os alunos saberem como agir em casos de emergência. 

”É importantíssimo! Não só para eles [alunos], como para os funcionários, afinal eles precisam ter o conhecimento de que a edificação tem uma rota de fuga, contendo escadas de emergência, além de um ponto de encontro que nada mais é que um local onde todos devem se reunir e não dispersar para a rua, ou qualquer outro lugar, ocasionando outro acidente além daquele que já estaria em curso, como um incêndio, um desabamento, tremor, etc”.

Nicolini explicou que o motivo de as vítimas de um acidente terem que sair de forma ordeira é que os Bombeiros que estiverem prestando socorro possam ter o controle de quantas pessoas estão envolvidas no acidente e quantas podem ter ficado para trás. 

“Isso facilita demais o nosso trabalho de atender melhor às vítimas. Mas é importante ressaltar que antes de remediar, podemos prevenir. E a prevenção fica a cargo de cada um de nós como cidadão”, completou.

O Diretor-geral do Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, Francisco Junior, uma das escolas a receber os testes de segurança, elogiou o trabalho dos Bombeiros com os alunos e disse que todo o corpo docente e discente da escola pode se sentir seguro e confortável para o caso de algum imprevisto.


“Nós nunca passamos por nenhum acontecimento que necessitasse evacuação ou algo do tipo, mas é muito importante que todos estejamos preparados. 

Nossos alunos e funcionários realizaram um exercício de escape por conta disso, e agora eles se tornarão multiplicadores dentro da escola, passando o conhecimento que adquiriram para o turno da tarde e da noite”.


Números do evento:

* 216 escolas

* 72.468 participantes entre diretores, funcionários e alunos

* 694 militares

* 188 viaturas

Serviço:

Dia Estadual de Redução de Risco de Desastres

Data: sexta-feira (27.11.015)

Horário: mobilização a partir das 9 horas

Locais: escolas do Estado e capital


Por hoje é só! Espero vocês no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........







Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php/menu-oculto-slideshow/3299-dia-estadual-de-reducao-de-riscos-de-desastres
http://www.msn.com/pt-br/tv/videos/dia-estadual-de-redu%C3%A7%C3%A3o-de-riscos-e-desastres-%C3%A9-comemorado-na-serra/vp-AAfPnBy
http://www.ebc.com.br/educacao/2015/11/rio-promove-dia-de-reducao-de-riscos-de-desastres-em-escolas