quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

D.C. Estadual Participa do P.F.E.N de G.I.R.D.N

            

As Reuniões fazem parte da formulação de estratégias de avaliação, planejamento de expansão urbana e prevenção, recuperação e reconstrução de áreas de risco no Brasil.


Nos dias 26 e 27 de Janeiro, Agentes do Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC), da Escola de Defesa Civil (ESDEC) e do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN–RJ) participaram de reuniões sobre a execução das atividades do Projeto Piloto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (GIDES) realizadas no município de Nova Friburgo.

De acordo com o Diretor do ESDEC, Tenente-coronel Marcio Romano, os encontros tiveram por objetivo reunir subsídios para a elaboração das minutas dos manuais e preparativos para as reuniões técnicas.

Na ocasião, foram abordados assuntos relativos aos eixos de avaliação e mapeamento de riscos, planejamento de expansão urbana, previsão e alerta, e de prevenção e reabilitação, disse.

Também participaram das reuniões Três consultores da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), órgão responsável pela condução dos temas relacionados aos eixos acima citados.

Projeto de Gestão integrada de RDN :

O intercâmbio entre Brasil e Japão faz parte do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais e envolve o Cemaden e a Jica. Alguns Municípios foram contemplados, são eles:
* Nova Friburgo, Petrópolis e Blumenau.
Seu cronograma de atividades foi definido para o período de 2015 a julho de 2017, com base no acordo de cooperação técnica entre Brasil e Japão.

O Projeto visa melhorar a capacidade brasileira de avaliar e reduzir riscos, aperfeiçoando o monitoramento de riscos de desastres naturais, além de conduzir e organizar a pesquisa e desenvolvimento (P&D) nessa área.
O termo de cooperação entre os dois países foi firmado em 2013, envolvendo as Agências Brasileira de Cooperação (ABC) e de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, das Cidades, da Integração Nacional e de Minas e Energia do Brasil.
Por hoje é só! Espero vocês no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........






Referências:
http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2015/05/brasil-e-japao-definem-cooperacao-em-gestao-de-riscos
http://aserra.com.br/noticias/friburgo-reune-tecnicos-japoneses-para-projeto-de-prevencao-de-desastres
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php/menu-oculto-slideshow/3395-defesa-civil-estadual-participa-do-projeto-de-fortalecimento-da-estrategia-nacional-de-gestao-integrada-de-riscos-em-desastres-naturais
http://www.mcti.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/jIPU0I5RgRmq/content/brasileiros-e-japoneses-detalham-cooperacao-em-gestao-de-riscos;jsessionid=53F6B640AC791A6BA98C5B6051ED5650

Nenhum comentário:

Postar um comentário