segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

JICA Apresenta Manuais Para P.D.N em Petrópolis

            Agência japonesa apresenta manuais para prevenção de desastres das chuvas em Petrópolis

A Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e técnicos da Prefeitura e dos governos estadual e federal apresentaram, na manhã desta quinta-feira (18/2), os manuais para prevenção de desastres das chuvas em Petrópolis. 

Os Manuais, fruto dos três anos de parceria entre Jica e Governo Brasileiro, São Divididos em Quatro Eixos: 

* Mapeamento de risco; 

* Planejamento urbano; 

* Alertas antecipados; e 

* Obras de reabilitação e prevenção. 

A Apresentação foi realizada no Riverside Park Hotel, no Retiro.

O Secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, e o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Robson Cardinelli, representaram o Prefeito Rubens Bomtempo no evento. 


“O Prefeito Rubens Bomtempo aposta muito nessa parceria, cobrando desde 2013 que a Defesa Civil dê todo o suporte necessário à Jica. 

Sabemos da experiência que o Japão tem na prevenção a desastres naturais e queremos aprender com eles para deixar Petrópolis cada vez mais segura em relação às chuvas”, disse o secretário Rafael Simão, lembrando que Petrópolis é um dos Três Municípios-piloto da parceria, ao lado de Nova Friburgo e Blumenau (SC).

Desde o início da parceria, no fim de 2013, técnicos dos dois países têm mantido um constante intercâmbio para a troca de experiências sobre prevenção. Seis técnicos da Prefeitura já foram ao Japão neste período, em viagens custeadas pela Jica, e aprenderam a metodologia japonesa de mapeamento de risco. 

Esse conhecimento foi repassado aos demais engenheiros, geólogos e arquitetos da Prefeitura. Nesse período, dezenas de técnicos japoneses também já estiveram em Petrópolis. Toda essa troca de experiência permitiu a elaboração dos manuais pelos órgãos integrantes da parceria.

Chefe da equipe japonesa da Jica, Takao Yamakoshi falou sobre a importância dos quatro manuais para deixar a cidade mais segura. Ele afirmou que os técnicos dos dois países vêm estudando a metodologia japonesa de identificação das áreas sujeitas a deslizamentos, com base em dados como altura e declividade da encosta e índices pluviométricos. 

É Objetivo dos manuais levar essas informações para a população.

“Nossa primeira premissa é de que o cidadão precisa ter consciência de que deve proteger sua vida e procurar um abrigo. Para isso, tem que saber que mora em área de risco. E não é toda chuva que provoca deslizamentos. 

Nosso Objetivo é identificar qual é essa chuva e informar a população quando há o risco. 

Já a parte do planejamento urbano é importante para não criarmos novas áreas perigosas. 

E a parte de obras é para proteger a vida da população”, disse Yamakoshi.

Comunidade-piloto – Com base nos manuais, a Jica e a Prefeitura realizarão o mapeamento de risco de uma comunidade de Petrópolis a ser definida, utilizando a metodologia japonesa de mapeamento de risco. 

Em seguida, serão elaborados projetos de planejamento urbano e de obras de reabilitação e prevenção para a comunidade escolhida. Também será elaborado um sistema de alerta antecipado para a região, utilizando a metodologia japonesa de previsão de desastres. 

O passo seguinte será o simulado de desastre natural na comunidade, para que possíveis falhas sejam identificadas e utilizadas para aperfeiçoar os manuais.


Por hoje é só! Espero vocês no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........









Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/4311-ag%C3%AAncia-japonesa-apresenta-manuais-para-preven%C3%A7%C3%A3o-de-desastres-das-chuvas-em-petr%C3%B3polis.html
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/

https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário