domingo, 10 de abril de 2016

SEDEC-RJ Participa do Curso de SHARED

             SEDEC-RJ participa de Curso de Ações de Apoio Humanitário em Resposta a Emergências e Desastres

Durante os dias 29 e 31 de março, a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec) participou do Curso de Ações de Apoio Humanitário em Resposta a Emergências e Desastres (SHARED) ministrado pelo Escritório das Nações Unidas, em parceria com o Ministério da Defesa. 

O Evento aconteceu na Vila Militar do Rio de Janeiro. 

O Objetivo da capacitação foi preparar civis e militares para estarem aptos a integrar grupos de ajuda humanitária para atuar em resposta a emergências e desastres na América Latina.


Os alunos foram submetidos a exercícios que abordaram questões sobre:

* Ambiente seguro;

* Como obter ajuda humanitária;

* Projetos de impacto rápido;

* Proteção de civis;

* Melhores práticas; e 

* Lições aprendidas.

A Organização ficou a cargo da Seção de Coordenação Civil-Militar do OCHA, do seu Escritório Regional na América Latina e do Centro Conjunto de Operação de Paz do Brasil - CCOPAB, que sediou as aulas.

Este foi o Primeiro Curso Ministrado na América Latina. 

Participaram da atividade 31 pessoas, entre militares e civis dos respectivos Países:

* Brasil;

* Portugal;

* Colômbia;

* Chile;

* Paraguai;

* Equador; e 

* Colômbia. 

O Programa de treinamento da Coordenadoria Civil Militar da ONU (UN-CMCoord) prevê ainda cursos anuais para atender a demanda dos centros regionais de treinamento para missões de paz.


Por hoje é só! Espero vocês no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........









Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php/menu-oculto-slideshow/3460-sedec-rj-participa-de-curso-de-acoes-de-apoio-humanitario-em-resposta-a-emergencias-e-desastres

Nenhum comentário:

Postar um comentário