segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Como o Projeto A.C.E. Poderá Prevenir Desastres

            

Primeiro, Vamos Entender o que é o Projeto Agente Comunitário Escolar (ACE)? É um Projeto Criado pela Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC), e que Através da Escola de Defesa Civil (ESDEC) Será Ministrado um Curso Composto de 5 Módulos em 4 Municípios da Região Serrana, entre eles:

* Petrópolis;

* Teresópolis;

* Nova Friburgo; e 

* Bom Jardim

Para 42 turmas do Ensino Fundamental de Escolas Públicas, Localizadas no Entorno das Unidades de Proteção Comunitária (UPCs).

Segundo, Quais Cursos a Escola de Defesa Civil (ESDEC) Irá Ministrar Nessas Escolas? Ela irá Ministrar Nessas Escolas, os Cursos de:

* Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil;

* Educação Ambiental;

* Percepção de Risco;

* Sistema de Alerta e Alarme;

* Plano de Contingência da Família;

* Primeiros Socorros;

* Transporte de Acidentados; e 

* Atividades Operacionais.

Terceiro, Qual é o Objetivo do Projeto Agente Comunitário Escolar (ACE)? O Objetivo desse Projeto é Preparar às Comunidades, Alunos, Professores, Funcionários, Diretores, Pais, a Aumentarem sua "Resiliência" Frente aos Desastres que Poderão Surgir, Disseminar a Informação em Seus Lares, e Também Ajudar a Construir uma Geração Mais Consciente do Seu Papel na Sociedade.


RESILIÊNCIA:


"É a capacidade do indivíduo de lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas sem entrar em surto psicológico. 

A resiliência também se trata de uma tomada de decisão quando alguém se depara com um contexto de crise entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer".

Sendo assim, esse Projeto Será de Suma Importância, não Somente as Pessoas Envolvidas como Também às Comunidades, os Municípios e os Estados, pois através Dele será Criado uma Força Tarefa que poderá Dar Uma Primeira Resposta em Caso de Uma Emergência, e assim Prevenir ou Minimizar os Desastres.

Por hoje é só! Espero você no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........







Referências:

http://www.esdec.defesacivil.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=177:qprojeto-ira-capacitar-cerca-de-1000-alunos-em-42-turmas-do-ensino-fundamental-da-rede-publica-das-prefeituras-de-petropolis-teresopolis-nova-friburgo-e-bom-jardim&catid=48:materias-publicadas
http://www.suop.defesacivil.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=115&Itemid=91
http://www.mi.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=71458606-5f48-462e-8f03-4f61de3cd55f&groupId=10157
http://www.dgdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.cbmerj.rj.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário