quinta-feira, 26 de novembro de 2015

D.C. de Petrópolis Realiza Simulado em Prédio da Prefeitura

            Defesa Civil realiza simulado de desocupação de prédio da Prefeitura

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil promoveu, nesta quarta-feira (25/11), um simulado de desocupação da sede da Prefeitura, na Avenida Koeler, Centro, como parte da 2ª Semana Municipal de Redução de Desastres Naturais. 

Após o acionamento de sirenes das viaturas da Defesa Civil, cerca de 150 funcionários da Prefeitura saíram de suas salas e foram para a Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta, que funcionou como ponto de apoio do simulado. 

A desocupação demorou quatro minutos e 15 segundos.


O Objetivo do simulado foi fomentar entre os servidores a importância da prevenção, treinando esses funcionários para que todos saibam como desocupar um prédio com rapidez e segurança em uma situação de emergência, como:

* Incêndios;

* Desabamentos;

* Deslizamentos;

* Inundações; e

* Alagamentos ou outros tipos de acidente. 

O Prefeito Rubens Bomtempo e o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, participaram do simulado.

“O Simulado é importante para despertarmos a nossa consciência para um perigo real em nossa cidade, que é o desastre natural. 

Em Petrópolis, os riscos são altos, sabemos disso. Então temos que estar preparados para saber o que fazer. 

No verão, chove muito, quase que todo dia, mas temos que pensar nisso o ano inteiro. Nós só discutimos saúde, quando há epidemia. Só discutimos paz, quando há guerra. O mesmo acontece com os perigos das chuvas. Precisamos mudar isso. E o simulado vai nesse sentido”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Agentes da Defesa Civil orientaram os funcionários a sair com calma, sem correr, sempre pelo lado direito da escada ou do corredor. 

“Quando nós enfrentamos um desastre, um grande desafio, nós vemos que o planejamento e a organização são muito importantes. 

Por isso, a realização hoje desse simulado de desocupação do prédio mais importante do município, que é a sede do Executivo, da mesma forma como viemos fazendo em diversas escolas, para que as crianças façam esse treinamento desde cedo”, disse o secretário Rafael Simão.

A programação completa da 2ª Semana Municipal de Redução de Desastres Naturais está no site da Prefeitura – www.petropolis.rj.gov.br. 

Dicas de prevenção para deslizamentos, inundações, queimadas e outros tipos de acidentes estão disponíveis no site da Secretaria de Proteção e Defesa Civil – www.petropolis.rj.gov.br/dfc.

Por hoje é só! Espero vocês no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........










Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/4095-defesa-civil-realiza-simulado-de-desocupa%C3%A7%C3%A3o-de-pr%C3%A9dio-da-prefeitura
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
https://pt-br.facebook.com/defesacivilpetropolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário