terça-feira, 3 de novembro de 2015

SEDEC-RJ e C.B.M.E.R.J Realizam Curso Com Instituição da França

            

A Capacitação permitiu aprimoramento de resposta para incidentes de natureza radiológica.

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (Cbmerj) realizaram, entre os dias 5 e 9 de outubro, o Curso de Gerenciamento de Risco Radiológico, em parceria com a École Nationale Supérieure de Officiers de Sapeurs-Pompiers (Ensop), instituição de ensino dos Bombeiros da França. 

A Capacitação, promovida pela Superintendência Extraordinária para Grandes Eventos (Suege) teve o Objetivo de permitir o aprimoramento da resposta especializada no caso de algum incidente de natureza radiológica, em especial no período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

O Curso, realizado no auditório do Grupamento Marítimo de Copacabana (3º GMar), contou com o apoio:

* Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP) e do 

* Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), instituição ligada à Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). 

Também Apoiaram a Iniciativa:

* Coordenadoria de Recebimento e Distribuição (CRD);

* Diretoria Geral de Saúde (DGS); e o 

* Grupamento de Socorro e Emergência (GSE).

Este Curso permitiu a realização de um intercâmbio de experiências da Secretaria de Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros com a Ensop, uma Escola de Bombeiros de padrão internacionalmente reconhecida. 

Além disso, ampliamos nossa capacidade de resposta diante de um incidente de natureza radiológica, porque temos o conhecimento, mas precisamos sempre aprimorar a visão e a capacitação da tropa, nos preparando da melhor forma possível para uma ocorrência real, afirmou o Tenente-Coronel Alexandre Pereira, Comandante do GOPP.

Participaram do Curso de Gerenciamento de Risco Radiológico:

* Militares do GOPP;

* CBA VII- Costa Verde;

* Superintendência Operacional da Sedec-RJ (Suop);

* Departamento Geral de Defesa Civil do Estado (DGDEC);

* Além de um Representante do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/CNEN);

* Tenente-Coronel Paulo Escarani – Coordenador do Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear (CCCEN/DGDEC); e o

* Major Márcio Montenegro – Coordenador do Centro Estadual de Gerenciamento de Emergência Nuclear (CESTGEN/DGDEC).

No último dia do curso houve uma cerimônia para a entrega dos certificados, além do reconhecimento àqueles que apoiaram sua execução durante toda a semana.


Por hoje é só! Espero vocês no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........






Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php/menu-oculto-slideshow/3251-sedec-rj-e-corpo-de-bombeiros-realizam-curso-com-instituicao-da-franca
http://cemadenrj.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.esdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.dgdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.suop.defesacivil.rj.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário