terça-feira, 13 de outubro de 2015

S.D.C. de Petrópolis Ministra Palestra em Juiz de Fora


Secretário de Defesa Civil palestra em Juiz de Fora
O Secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, palestrou nesta semana na abertura da 1ª Semana de Defesa Civil de Juiz de Fora (MG) e falou sobre a experiência de Petrópolis na prevenção e na resposta a desastres naturais. 
Além de dividir com os participantes do evento as ações que a Prefeitura de Petrópolis vem realizando desde 2013, quando o prefeito Rubens Bomtempo criou a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Simão aproveitou a viagem para conhecer boas práticas da Subsecretaria de Defesa Civil de Juiz de Fora para que possam ser aplicadas também em Petrópolis, como a peça teatral infantil sobre prevenção de desastres das chuvas.
“Temos fortalecido muito as nossas relações com outras Defesas Civis. 
Desde 2013, várias Defesas Civis conheceram a nossa sede, Como: 
* Magé (RJ);
* Angra dos Reis (RJ);
* Salvador (BA);
* São José do Vale do Rio Preto (RJ);
* Nova Friburgo (RJ); e 
* Até mesmo a de Juiz de Fora, que esteve em Petrópolis no início do ano. 
Ajudamos no que for preciso, dividindo a nossa experiência e as nossas conquistas desses últimos dois anos e meio, mas também buscamos aprender com esses municípios. 
No caso da palestra em Juiz de Fora, aproveitei a viagem e trouxe uma cópia do roteiro da peça teatral infantil que é apresentada pelos próprios Agentes da Defesa Civil de lá. 
Vamos analisar se será possível fazer algo semelhante em Petrópolis”, disse o Secretário Rafael Simão, que lembrou que, em 2014, a Prefeitura de Petrópolis contratou empresa para dez apresentações da peça infantil “Lua Clara na Boca da Mata”, em escolas municipais, também abordando a prevenção de desastres naturais.
O Subsecretário de Defesa Civil de Juiz de Fora, Márcio Deotti, falou sobre a parceria entre as Defesas Civis dos dois municípios e sobre a palestra do secretário Rafael Simão. “A similaridade de características geológicas e hidrológicas das regiões de Juiz de Fora e Petrópolis favorece o trabalho conjunto”, disse Deotti.
Uma das ações de Petrópolis abordadas pelo secretário Rafael Simão na palestra foi a inclusão da Defesa Civil no currículo escolar da rede municipal, definida por decreto do prefeito Rubens Bomtempo de 2014. 
Desde então, a Prefeitura, por meio das Secretarias de Proteção e Defesa Civil e de Educação, vem capacitando os professores em cursos presenciais e à distância para que trabalhem a prevenção dentro de sala de aula.

Por hoje é só! Espero vocês no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........






Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/3940-secret%C3%A1rio-de-defesa-civil-palestra-em-juiz-de-fora
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
https://pt-br.facebook.com/defesacivilpetropolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário