segunda-feira, 12 de outubro de 2015

D.C de Petrópolis e San Martín Firmam Intercâmbio de A.T.F.R.

            
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, deu mais um salto na prevenção a desastres naturais com uma nova parceria internacional: Petrópolis e o município de San Martín, na Argentina, firmaram um intercâmbio de assistência técnica para o fortalecimento da resiliência das duas cidades. 
Como define a Organização das Nações Unidas (ONU), órgão que promove e financiará o intercâmbio:
* Cidade Resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos.
O intercâmbio, com duração de seis meses, prevê a troca de experiências e visitas de técnicos entre as Defesas Civis dos dois municípios. 
Já nos dias 19 e 20 de novembro, uma comitiva de Cinco Representantes da Defesa Civil de San Martín estará em Petrópolis.
“Essa será mais uma oportunidade para Petrópolis avançar ainda mais na prevenção a desastres naturais. Com esse intercâmbio, nossos técnicos e agentes poderão aprender com a experiência de San Martín, que, assim como Petrópolis, também sofre com as consequências das fortes chuvas. 
Lá, o principal risco é o de inundações. O conhecimento é uma fundamental ferramenta na prevenção a desastres naturais. Queremos conhecer as boas experiências e ações da Defesa Civil de lá para também usarmos aqui. 
Além disso, vamos dividir com eles tudo o que conquistamos nesses dois anos e meio, desde que o prefeito Rubens Bomtempo criou a Secretaria de Proteção e Defesa Civil”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão.
O Intercâmbio somente foi possível porque os dois municípios possuem o Certificado de Cidade Resiliente do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR). 
O Título representa o reconhecimento internacional às ações de prevenção de desastres naturais realizadas pelo governo local. 
Em Petrópolis, o Certificado foi entregue pelo representante do UNISDR, David Stevens, ao prefeito Rubens Bomtempo, em evento na sede da Prefeitura, no dia 17 de dezembro de 2014. 
Na ocasião, David Stevens destacou o trabalho da Prefeitura ao Cumprir os Dez Passos exigidos pela ONU para que Petrópolis fosse considerada uma cidade resiliente.
“Esse Intercâmbio é um desdobramento do Certificado de Cidade Resiliente, que Petrópolis recebeu em 2014. 
No meio deste ano, a UNISDR abriu um edital de intercâmbio entre governos locais das Américas. E o município de San Martín demonstrou interesse em trocar experiências com o município do Rio de Janeiro e com Petrópolis, por termos aqui Exemplos de Boas Práticas em Alerta e Alarme, Redução de Risco Escolar e Formação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs)”, disse o secretário Rafael Simão.
Japão – Outra parceria internacional com a participação direta da Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, e que está em andamento é a estabelecida entre o Brasil e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) para a redução de desastres naturais em Petrópolis, Nova Friburgo e Blumenau (SC). 
Ao fim da parceria, iniciada no fim de 2013 com duração de quatro anos, a Jica produzirá manuais para os três municípios com orientações Sobre Três Eixos: 
* Alertas antecipados;
* Mapeamento de risco; e 
* Planejamento urbano.
Por hoje é só! Espero você no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........






Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/3927-petr%C3%B3polis-e-munic%C3%ADpio-argentino-estabelecem-interc%C3%A2mbio-sobre-defesa-civil
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
https://pt-br.facebook.com/defesacivilpetropolis
http://diariodepetropolis.com.br/integra/petropolis-e-municipio-argentino-estabelecem-intercambio-sobre-defesa-civil-73241

Nenhum comentário:

Postar um comentário