quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Engenheira e Geóloga da D.C. de Petrópolis Viajam ao Japão


Engenheira e geóloga da Prefeitura viajam ao Japão para parceria sobre prevenção de desastres
Uma Engenheira e uma Geóloga da Prefeitura viajaram nesta sexta-feira (16/10) ao Japão, onde ficarão até o dia 22 de novembro, participando de um curso sobre prevenção de desastres naturais. 
O Objetivo é que as duas técnicas concursadas da Prefeitura, convocadas pelo prefeito Rubens Bomtempo em 2013, tragam para Petrópolis o que aprenderem naquele país – uma referência internacional de Defesa Civil – para fortalecer as ações do município na redução de riscos.
A viagem faz parte da parceria de quatro anos entre o governo federal e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), firmada no fim de 2013, para a redução de desastres naturais em Petrópolis, Nova Friburgo e Blumenau (SC). 
A Viagem é custeada pela Jica. Ao fim da parceria, a Jica produzirá manuais para os três municípios com orientações sobre os quatro eixos do convênio: mapeamento de risco, planejamento urbano, alertas antecipados e obras de reconstrução – este último criado em 2015.
A engenheira Jéssica Pontes Seabra, da Secretaria de Obras, participará de cursos sobre mapeamento de risco e obras de reconstrução. Já a geóloga Caroline Dutra, da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, participará de cursos sobre mapeamento de risco e alertas antecipados. 
Nesta semana, o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, se reuniu com as duas técnicas.
“A viagem das duas técnicas trará mais conteúdo para a Prefeitura, que terá mais referências nas ações de prevenção de desastres naturais em Petrópolis. 
O Japão é uma referência internacional para a prevenção, então temos que aprender com eles, que sofrem há décadas com diversos tipos de desastres, incluindo deslizamentos, que são o nosso principal risco”, disse o secretário Rafael Simão.
Desde o início da parceria, o prefeito Rubens Bomtempo, o secretário Rafael Simão e seis técnicos da Prefeitura já viajaram ao Japão, e dezenas de técnicos japoneses já estiveram em Petrópolis, conhecendo a Secretaria de Proteção e Defesa Civil e as áreas de risco do município. 
Nestes últimos dois anos, reuniões técnicas também vêm sendo realizadas em Brasília e na sede do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em Cachoeira Paulista (SP), envolvendo Órgãos Federais e Estaduais, além da Jica e dos Municípios participantes da parceria.
“Essa ida de mais duas técnicas nossas ao Japão foi construída pelo prefeito Rubens Bomtempo desde 2013, com a criação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, a convocação de concursados, como foi o caso das duas, e o empenho dele na parceria com a Jica. É uma determinação do prefeito que a Defesa Civil dê todo o apoio que a Jica precisar”, disse o Secretário Rafael Simão.
Por hoje é só! Espero vocês no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........






Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/3958-engenheira-e-ge%C3%B3loga-da-prefeitura-viajam-ao-jap%C3%A3o-para-parceria-sobre-preven%C3%A7%C3%A3o-de-desastres
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
https://pt-br.facebook.com/defesacivilpetropolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário