quinta-feira, 29 de outubro de 2015

F.M. da Dengue Detectados em 11 Bairros de Petrópolis

            

O último Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (Liraa) de 2015, apontou baixo risco de infestação de focos de mosquito transmissor da dengue em Petrópolis. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de outubro, registrando um índice de 0,3%. Todos os anos, a Coordenadoria de Vigilância Sanitária realiza quatro levantamentos, nos meses de janeiro, março, junho e outubro.


Os agentes do Controle da Dengue percorreram 59 bairros da cidade, onde foram vistoriados 4.935 mil domicílios. De acordo com o resultado da pesquisa, em 11 bairros foram encontrados focos do mosquito da dengue. Foi registrada a presença do mosquito no:

* São Sebastião;

* Bingen;

* Capela;

* Centro;

* Provisória;

*  Quissamã;

*  Cascatinha;

*  Carangola;

*  Nogueira;

*  Bonsucesso; e 

* Madame Machado.



“A maior parte dos focos foram encontrados dentro dos domicílios, por isso a importância da população trabalhar incessantemente no combate ao mosquito da dengue para evitar o aumento do índice. 

É preciso que a população permita o ingresso dos agentes de endemias nas residências”, alertou o coordenador da Vigilância Sanitária, Eduardo de Lucena. 

Entre janeiro e 23 de outubro deste ano, foram confirmados 121 casos de dengue em Petrópolis.



Para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. 

A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente. A proliferação do mosquito é rápida a colaboração da população é necessária para impedir uma epidemia.



O que fazer:



* Não deixar a água se acumular em recipientes como, por exemplo, vasos, calhas, pneus, cacos de vidro, latas e outros; 

* Manter fechadas as caixas d’água, poços e cisternas;  

* Não cultivar plantas em vasos com água. Usar terra ou areia nestes casos; 

* Tratar as piscinas com cloro e fazer a limpeza constante. O ideal é deixá-las cobertas ou vazias quando não for usar por um longo período; 

* Manter as calhas limpas e desentupidas;  

* Avisar um agente público de saúde do município caso exista alguma situação onde há o risco de proliferação da doença.

Por hoje é só! Espero vocês no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........






Referências:
http://diariodepetropolis.com.br/integra/focos-do-mosquito-da-dengue-detectados-em-11-bairros-74205

Nenhum comentário:

Postar um comentário