terça-feira, 6 de outubro de 2015

SEDEC-RJ Participa do E.G.R. à Emergência Nuclear

            SEDEC-RJ participa do Exercício Geral de Resposta à Emergência Nuclear

O Exercício Simulou pela primeira vez a liberação de material radioativo e pôs em prática diversas ações de proteção à população e ao meio ambiente.

Foi realizado entre os dias 22 e 24 de setembro o Exercício Geral de Resposta à Emergência Nuclear 2015. 

A Operação, supervisionada pelo Gabinete Institucional da Presidência da República, teve :

* Coordenação local do Ten Cel BM Paulo Escarani;

* Coordenador do Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear (CCCEN/DGDEC); e a

* Coordenação Regional do Maj BM Márcio Montenegro, Coordenador do Centro Estadual de Gerenciamento de Emergência Nuclear (CESTGEN/DGDEC), Órgãos do Departamento Geral de Defesa Civil do estado.

O Treinamento acontece a cada 2 anos e serve para colocarmos em prática o Plano de Emergência Externo e a Integração das Agências, com ações de proteção à população local e ao meio ambiente, Tais Como:

* Remoção de moradores do entorno das Usinas de Angra 1 e 2;

* Isolamento de áreas de risco; e a 

* Instalação de centros de descontaminação. 

Neste ano, reunimos cerca de 1.100 participantes, 200 viaturas, 3 aeronaves e diversas embarcações de 58 diferentes instituições - afirmou o Cel BM Paulo Renato Vaz, Diretor geral do DGDEC.


Foram ativados 3 Centros de Coordenação e Controle em Brasília, Angra dos Reis e Rio de Janeiro, de onde os Técnicos e Autoridades das Diversas Agências envolvidas no exercício puderam acompanhar, de modo integrado, a evolução dos cenários propostos. 

Podemos afirmar que atingimos nossos objetivos e que a missão foi exitosa - disse o Cel BM Marcelo Hess, Superintendente Operacional da SEDEC-RJ.


A Estrutura montada para o Exercício foi utilizada, ainda, para ações de cunho social, com os hospitais de campanha da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro realizando mais de 1200 atendimentos à população.

Por hoje é só! Espero você no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........






Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php/menu-oculto-slideshow/3225-sedec-rj-participa-do-exercicio-geral-de-resposta-a-emergencia-nuclear

Nenhum comentário:

Postar um comentário