sábado, 24 de outubro de 2015

D.C. de Petrópolis Mobiliza Professores para o C.O.P.D.


Defesa Civil mobiliza professores para curso online de prevenção de desastres
Cerca de 70 diretores e orientadores de escolas municipais e Centros de Educação Infantil (CEIs) assistiram, nesta segunda-feira (19/10), no Centro de Cultura Raul de Leoni, a uma apresentação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil sobre os riscos que as chuvas representam para a cidade. 
O Objetivo do encontro foi sensibilizar esses representantes para que mobilizem os professores de suas unidades a participarem do Curso Básico de Capacitação para Professores em Proteção e Defesa Civil, oferecido pela Prefeitura à distância, pela internet. As inscrições estão abertas no site da Prefeitura: www.petropolis.rj.gov.br .
O Curso tem carga horária de 25 horas e pode ser realizado pela internet até novembro. Podem se inscrever professores da rede municipal. Quem concluir o curso, que é gratuito, receberá certificado da Secretaria de Proteção e Defesa Civil e da Secretaria de Educação. 
O Curso faz parte da inclusão da Defesa Civil no currículo da rede municipal de ensino, definida por decreto do prefeito Rubens Bomtempo, de dezembro de 2014. 
A Proposta é que os professores aprendam sobre prevenção de desastres das chuvas e trabalhem esses conceitos com os alunos dentro de sala, nas atividades diárias.
“Petrópolis é uma cidade em que os riscos relacionados às chuvas são muito altos. 
Então, nós precisamos aprender a conviver com os riscos, e isso devemos aprender desde cedo, nas escolas. Quando pensamos nas chuvas fortes do verão, devemos torcer para o melhor, mas sempre nos preparando para o pior. Isso é prevenção”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão.
A Subsecretária de Educação Infantil, Rosilene Ribeiro, acompanhou a apresentação. 
“É importante que os professores se inscrevam e façam o curso, para ajudarmos a deixar a nossa cidade mais segura. 
A Prefeitura trabalha a intersetorialidade em várias ações, como é o caso da prevenção de desastres naturais. A Secretaria de Educação e a Secretaria de Proteção e Defesa Civil vêm construindo juntas formas de trabalhar essa temática nas salas de aula”, disse Rosilene Ribeiro.
Além do curso à distância, a Prefeitura vem realizando, mensalmente, um curso presencial com professores de 22 escolas.
Por hoje é só! Espero vocês no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........






Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/3963-defesa-civil-mobiliza-professores-para-curso-online-de-preven%C3%A7%C3%A3o-de-desastres
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
https://pt-br.facebook.com/defesacivilpetropolis