O Sistema de Comando em Operações é uma Ferramenta Gerencial para Comandar, Controlar e Coordenar as operações de resposta em situações críticas, fornecendo um meio de articular os esforços de agências individuais quando elas atuam com o objetivo comum de:
* Estabilizar uma situação crítica;
* Proteger vidas;
* Propriedades; e o
* Meio ambiente.
O SCO adotado pela Defesa Civil de Santa Catarina é baseado no Incident Command System (ICS), criado e desenvolvido nos Estados Unidos da América.
O ICS foi desenvolvido nos anos 70, em resposta a uma série de incêndios florestais que praticamente destruíram o sudoeste da Califórnia.
Naquela ocasião, as autoridades de Municípios, de condados e do próprio Governo Estadual colaboraram para formar o FIrefighting RESources of California Organized for Potential Emergencies (FIRESCOPE).
Após analisar os resultados desastrosos da atuação de órgãos e jurisdições naquele episódio, o FIRESCOPE concluiu que o maior problema não estava na quantidade nem na qualidade dos recursos envolvidos.
Havia muitos caminhões, muitas aeronaves e muitos equipamentos. Havia também muitos bombeiros, policiais e voluntários, na maioria bravos e competentes. O problema, concluiu-se, estava na dificuldade em coordenar as ações de diferentes Órgãos e Jurisdições de maneira articulada e eficiente.
O FIRESCOPE identificou vários problemas comuns sobre respostas a eventos envolvendo múltiplos órgãos e circunscrições, Tais Como:
* Falta de uma estrutura de comando clara, definida e adaptável às situações;
* Dificuldade em estabelecer prioridades e objetivos comuns;
* Falta de uma terminologia comum entre os órgãos envolvidos;
* Falta de integração e padronização das comunicações; e
* Falta de planos e ordens consolidados.
O esforço para resolver essas dificuldades resultou no desenvolvimento do modelo do ICS. Apesar de ter sido originalmente desenvolvido em resposta aos incêndios florestais, o ICS mostrou-se um sistema apropriado para todos os tipos de emergências e desastres.
Dessa forma, o ICS passou a ser o sistema recomendado pela Federal Emergency Management Agency (FEMA) para o gerenciamento de todos os tipos de emergências e desastres.
O ICS foi incluído então no National Interagency Incident Management System (NIIMS), ou Sistema Nacional de Gerenciamento entre Agências em Incidentes.
O SCO Pode Ser Utilizado para Responder a Vários Tipos de Situações Críticas, Incluindo:
* Acidentes com produtos perigosos;
* Resposta a desastres naturais;
* Operações policiais envolvendo outros órgãos;
* Incêndios florestais;
* Acidentes com múltiplas vítimas;
* Operações de busca e salvamento; e
* Acidentes envolvendo várias jurisdições.
A Estrutura Principal do SCO é Constituído Por:
* Comando;
* Staff do Comando; e
* Staff Principal.
Comando:
O Comando é Responsável pelas Ações como um Todo, e Estabelece os Objetivos e Prioridades para a Operação.
Staff Principal
Operações – Conduz as ações necessárias para alcançar as prioridades e os objetivos estabelecidos.
Planejamento – Desenvolve o Plano de Ação, que reúne e avalia as informações relativas à situação e ao conjunto de recursos envolvidos.
Logística – Fornece o suporte material para a implantação do Plano de Ação, além de prover os recursos e serviços necessários para dar suporte ao pessoal envolvido nas operações.
Administração – Efetua compras e locações, monitora e registra os custos relacionados às operações e controla o emprego dos recursos humanos.
Cada uma dessas funções pode se desdobrar em sucessivos níveis de autoridade e responsabilidade, de acordo com a necessidade determinada pela situação.
Staff do Comando:
Da mesma forma como pode delegar as funções principais do SCO, o Comando pode também delegar algumas atribuições mais específicas, ativando funções diretamente ligadas à sua atuação. Essas funções são denominadas Staff do Comando.
Segurança:
É responsável pela avaliação e gerenciamento dos riscos envolvidos nas atividades que são realizadas, fiscalizando procedimentos de segurança e uso de equipamentos de proteção, monitorando perigos, entre outros aspectos.
Ligações:
Serve de ponto de contato com os órgãos governamentais e não governamentais, bem como entidades voluntárias, que são chamados a auxiliar em alguma etapa da operação, mas que não farão parte do SCO.
Porta-voz:
O Porta-voz é responsável pelos contatos com a mídia em nome do SCO.
Secretário:
O Secretário auxilia o Comando com a preparação e registro de reuniões, organização do Posto de Comando e outras atividades de assessoria direta ao Comando.
Por hoje é só! Espero vocês no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........
Referências:
http://ufsc.br/
DAFT, Richard. Organizações: Teoria e Projetos. São Paulo: Pioneira Thomsom
Learning Ltda, 2002.
EMERGENCY MANAGEMENT INSTITUTE. Incident Commando System for
Law Enforcement Agency. Washington, 1999.
AMERICAM RED CROSS. Emergency Managenment Guide for Business &
Industry. Washington D.C., 1999.
BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Redução das Vulnerabilidades aos Desastres e Acidentes na Infância. 2. ed.
Brasília: MI, 2002.
CASTRO, Antônio Luiz Coimbra de. Manual de Planejamento em Defesa Civil.
Brasília: MI, 1999, Vol. I.
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