sábado, 31 de outubro de 2015

Entendendo o Sistema de Comando em Operações - Parte 4/5

            Resultado de imagem para Sistema de Comando em Operações

Darei Continuidade no Quarto Post, Caso não tenham visto os Anteriores, Voltem lá e Depois Retornem para Cá.

Secretário:


A função do Secretário é apoiar diretamente as tarefas administrativas do Comando, organizando o Posto de Comando, preparando reuniões, registrando as decisões e outras atividades necessárias.

Suas Principais Atribuições São:

*􀀘 Obter as informações sobre a situação crítica e o SCO;

*􀀘 Organizar o Posto de Comando;

* Preparar reuniões;  

*􀀘 Registrar as decisões em reunião; e

* Resolver problemas relativos ao funcionamento e operacionalidade do Posto de Comando.

Staff PRINCIPAL:




O Staff Principal é constituído, basicamente, por Coordenador de Operações, Coordenador de Planejamento, Coordenador de Logística e Coordenador de Administração.

Coordenador de Operações:

O Coordenador de Operações, membro do Staff Principal, é o responsável pela execução do Plano de Ação. 

O Coordenador de Operações ativa e supervisiona os elementos operacionais de acordo com o Plano de Ação, e dirige a sua execução. 

Ele ainda supervisiona a preparação de planos operacionais pelas seções ou setores, podendo solicitar ou dispensar recursos com a Área de Reunião.


Suas Principais Atribuições São:

* Obter as informações sobre a situação crítica e o SCO;

*􀀘 Participar da elaboração do Plano de Ação;

*􀀘 Informar e orientar o pessoal operacional de acordo com o Plano de Ação;

*􀀘 Supervisionar as operações;

*􀀘 Determinar a necessidade de recursos adicionais e os solicitar à Área de Reunião;

*􀀘 Determinar a dispensa de recursos em operação, encaminhando- os à Área de Reunião;

*􀀘 Organizar os recursos disponíveis em seções e setores; e

*􀀘 Manter o Comando informado sobre atividades especiais, eventos e ocorrências.

O Coordenador de Operações, como responsável pelo cumprimento do Plano de Ação, é quem tem maior flexibilidade de implantação de posições. Isso porque essa organização deve atender a situações críticas tão diversas como:

* Acidentes com produtos perigosos;

* Rebelião em presídios;

* Vendavais;

* Enchentes;

* Explosão em uma fábrica ou a queda de uma linha de energia importante. 

Conseqüentemente, poderá ter seções diferentes como:

* Combate a incêndio;

* Atendimento pré-hospitalar;

* Grupo de choque;

* Equipes de reconstrução de telhados;

* Equipes de vacinação ou engenheiros. 

Exatamente por isso o planejamento prévio delineará as posições necessárias, além das previstas no SCO, descrevendo as suas atribuições.

Controlador:

O controlador é responsável pela Área de Reunião, onde os recursos vão se apresentar ao chegar à operação, farão o check-in para se integrar ao sistema e aguardarão até receber a atribuição de uma tarefa por parte do Coordenador de Operações.


Suas Principais Atribuições São:

* Obter as informações sobre a situação crítica e o SCO com o Coordenador de Operações;

*􀀘 Sinalizar a Área de Reunião;

􀀘* Executar o check in dos recursos que chegam à operação, obtendo as informações necessárias e repassando informações sobre a situação crítica; 

*􀀘 Orientar os recursos sem treinamento em SCO com as informações fundamentais para a integração ao sistema;

* Monitorar o status dos recursos, registrando as informações e as repassando periodicamente ao Coordenador de Operações;

*􀀘 Atender às solicitações de recursos, designando os recursos disponíveis; e

*􀀘 Montar forças-tarefa combinando recursos conforme a solicitação do Coordenador de Operações.

Coordenador de seção operacional:

As seções operacionais reúnem recursos usando como critério a afinidade de atividades ou de objetivos, sendo ativadas pelo Coordenador de Operações, de acordo com o Plano de Ação, para manter o nível de controle adequado.

Embora diferentes seções operacionais tenham aspectos peculiares de acordo com a atividade, há algumas atribuições comuns a todas:

*􀀘 Obter as informações sobre a situação crítica e o SCO com o Coordenador de Operações;

*􀀘 Participar de reuniões de planejamento quando solicitadas pelo Coordenador de Operações;

*􀀘 Rever os objetivos designados para a sua seção e desenvolver com os integrantes de sua seção alternativas para a coordenação das ações;

*􀀘 Determinar tarefas específicas para os recursos que integram a sua seção;

*􀀘 Resolver problemas logísticos relatados pelos recursos que integram sua seção; e

*􀀘 Manter o Coordenador de Operações informado sobre modificações importantes na execução do Plano de Ação, necessidade de recursos adicionais, possibilidade de liberar recursos, situações de perigo ou outros eventos significativos.

Coordenador de setor operacional:


Os setores operacionais reúnem recursos usando como critério a divisão geográfica, sendo ativadas pelo Coordenador de Operações, de acordo com o Plano de Ação, para manter o nível de controle adequado.

Embora diferentes setores operacionais tenham aspectos peculiares de acordo com a atividade, há algumas atribuições comuns a todos:

* O bter as informações sobre a situação crítica e o SCO com o Coordenador de Operações;

*􀀘 Participar de reuniões de planejamento quando solicitadas pelo Coordenador de Operações;

*􀀘 Rever os objetivos designados para a sua seção e desenvolver com os integrantes de sua seção alternativas para a coordenação das ações;

*􀀘 Determinar tarefas específicas para os recursos que integram o seu setor;

*􀀘 Resolver problemas logísticos relatados pelos recursos que integram seu setor; e

*􀀘 Manter o Coordenador de Operações informado sobre modificações importantes na execução do Plano de Ação, necessidade de recursos adicionais, possibilidade de liberar recursos, situações de perigo ou outros eventos significativos.

Seção e Setor operacional podem ter nomes semelhantes, mas possuem atribuições específicas. Quando os recursos são organizados de acordo com a função ou órgão, dizemos que são seções

Quando são organizados por áreas geográficas, dizemos que são Setores.

Outras seções operacionais:

O Coordenador de Operações pode ativar seções operacionais para atender às necessidades específicas da operação. Embora o padrão possa ser alterado por Planos de Contingência específicos para determinadas situações, as seções normalmente disponíveis são:

* Seção operacional de polícia;

*􀀘 Seção operacional de bombeiro;

*􀀘 Seção operacional de atendimento às vítimas;


*􀀘 Seção operacional de evacuação;

* Seção operacional de abrigos; e


*􀀘 Seção operacional de obras emergenciais.

Coordenador de Planejamento:


O Coordenador de Planejamento, membro do Staff Principal, é responsável pela reunião, avaliação, disseminação, registro e uso das informações sobre o desenvolvimento da situação crítica e o status dos recursos.

Com base nisso, o Coordenador de Planejamento deve ser capaz de compreender a situação, identificar como a situação evoluirá e auxiliar na elaboração do Plano de Ação.

As Principais Atribuições do Coordenador de Planejamento São:

* Obter as informações sobre a situação crítica e o SCO;

*􀀘 Reunir, registrar, avaliar e disseminar as informações;

*􀀘 Auxiliar o Comando na elaboração, acompanhamento e alteração do Plano de Ação;

*􀀘 Elaborar relatórios informando a situação e suas tendências;

*􀀘 Monitorar o conjunto de recursos na cena, incluindo aqueles que estão em operação na Área de Reunião e nas Bases;

*􀀘 Documentar o evento, produzindo os expedientes necessários;

*􀀘 Planejar e implementar a desmobilização dos recursos; 

*􀀘 Coordenar a ação de especialistas e colaboradores; e

*􀀘 Ativar e supervisionar as seções necessárias.

A Coordenação de Planejamento pode ter as Seguintes Seções:

Situação – acompanha a evolução do evento, analisando o seu desenvolvimento;

Recursos – documenta e monitora os recursos envolvidos na operação;

Documentação – registra e protege todos os documentos relevantes para o evento e a operação;

Desmobilização – determina os procedimentos para a desmobilização dos recursos empenhados na operação de forma gradual, ordenada e segura;

Especialistas – reúne especialistas necessários para o acompanhar os aspectos específicos do evento e atender a necessidades especiais de planejamento.

Coordenador de Logística:

O Coordenador de Logística, membro do Staff Principal, é responsável pelo fornecimento de instalações, serviços e materiais para o suporte às operações.

O Coordenador de Logística participa no desenvolvimento e implementação do Plano de Ação.

Suas Principais Atribuições São:

*􀀘 Obter as informações sobre a situação crítica e o SCO;

*􀀘 Planejar a organização da logística;

*􀀘 Gerenciar os serviços, materiais e instalações da operação;

*􀀘 Supervisionar as funções de serviço médico, comunicações e alimentação;

*􀀘 Supervisionar as funções relacionadas a suprimentos, instalações e suporte; e 


*􀀘 manter o Comando informado.

Seguindo a lógica de expansão do SCO, o Coordenador de Logística deve delegar suas atribuições, ativando as seções necessárias para garantir o nível de controle adequado das atividades a serem desempenhadas, enquanto mantém a linha de coordenação clara e definida.

As Principais Seções a Serem Ativadas São:

Comunicação – fornece e controla os meios de comunicação eletrônica na operação, integrando a comunicação dos diversos órgãos, agências e jurisdições envolvidos. Coordena as Redes de Comunicação;

Médico – faz o acompanhamento preventivo das condições de saúde, bem como o atendimento do pessoal envolvido na operação;

Alimentação – providencia o fornecimento de alimentação para o pessoal envolvido na operação;

Suprimentos – fornece os materiais necessários para que os recursos permaneçam em condição operacional, incluindo combustível, peças, reposição de itens, etc.;

Instalações – organiza e coordena instalações (Posto de Comando, Área de Reunião e Bases) para o pessoal e equipamentos empregados na operação.

Coordenador de Administração:

O Coordenador de Administração é responsável por todos os aspectos relacionados a compra, locação, contratação e pagamento de materiais e serviços, além de controlar o emprego dos recursos humanos para efeito de hora extra.

Suas Principais Atribuições São:

*􀀘 Obter as informações sobre a situação crítica e o SCO;

*􀀘 Realizar compra, locação, contratação e pagamento de materiais e serviços;

*􀀘 Controlar e registrar os custos da operação;

*􀀘 Ativar e supervisionar as seções de emprego de pessoas, de compras e pagamentos e de custo, conforme a necessidade.

A Coordenação de Administração Pode Ter as Seguintes Seções:

Emprego – controla as horas de trabalho do pessoal empregado na operação para fins de pagamento, hora extra e adicional noturno, além de diárias no caso de deslocamento;

Compras – realiza os procedimentos legais e operacionais para a compra de bens e serviços, seja para o pessoal empregado na operação, seja para a população afetada
pelo evento;

Custos – controla os gastos com a operação, a fim de determinar o custo da mesma e identificar a necessidade de recursos financeiros adicionais.

Por hoje é só! Espero vocês no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........






Referências:
http://ufsc.br/
DAFT, Richard. Organizações: Teoria e Projetos. São Paulo: Pioneira Thomsom
Learning Ltda, 2002.
EMERGENCY MANAGEMENT INSTITUTE. Incident Commando System for
Law Enforcement Agency. Washington, 1999.
AMERICAM RED CROSS. Emergency Managenment Guide for Business &
Industry. Washington D.C., 1999.
BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Redução das Vulnerabilidades aos Desastres e Acidentes na Infância. 2. ed.
Brasília: MI, 2002.
CASTRO, Antônio Luiz Coimbra de. Manual de Planejamento em Defesa Civil.
Brasília: MI, 1999, Vol. I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário