quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

SEDEC-RJ e CBMERJ Participam de E.S. Promovido pelo M.D

             

Ato de terrorismo e incidentes com múltiplas vítimas fizeram parte da atividade que aconteceu em Deodoro.

Militares da Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) participaram de um Exercício integrado de pronta resposta e gerenciamento de acidentes com múltiplas vítimas no início de dezembro. 

A Atividade foi promovida pelo Ministério da Defesa e teve a participação das diversas agências de defesa, segurança pública, defesa civil e inteligência. 

A Simulação foi acompanhada pelo Ministro da Defesa, Aldo Rebelo, e ocorreu na região da Vila Militar, em Deodoro.

O Evento foi dividido em dois momentos – incidente com bomba em ônibus e ataque químico – e fez parte da etapa final do 1º Curso de Resposta Médica em Desastres Naturais e Antropogênicos, que também contou com militares da estrutura da SEDEC e do CBMERJ.

O Curso, iniciado em julho deste ano, capacitou militares e civis para ações que foram desde a gestão de crises e de riscos até a atuação inter-agências em situações adversas e de desastres e em atos terroristas, além de integrar os diversos órgãos na atuação em ocorrências nos diversos ambientes críticos. 

Como instrutores, participaram autoridades brasileiras e internacionais, estes últimos militares do setor de saúde do Comando Sul do “US Army” (Exército dos EUA) e do “United States Center for Field Medicine”.

Foi uma excelente oportunidade de estreitarmos laços com várias instituições que atuam com emergências pré-hospitalares e, em especial, com acidentes envolvendo múltiplas vítimas - destacou a Major Simone Maeso, do Grupamento de Socorro e Emergência (GSE) do CBMERJ e uma dos alunos do curso.

O Exercício Simulado contou com a participação de, aproximadamente, 700 militares e 200 civis, dois helicópteros de socorro médico (um da Força Aérea Brasileira e um da Polícia Militar), e cerca de 10 ambulâncias das Forças Armadas, da Sedec/CBMERJ e da Secretaria Estadual de Saúde.

A participação de diversos órgãos civis e militares foi de grande importância para ratificar os papéis dos atores que compõem o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - destacou o Tenente-coronel Carlos Godoy, do Departamento Geral de Defesa Civil e aluno do curso.

Durante o Simulado, também foram testados os fluxos de comunicação e as capacidades de Comando e Controle por meio dos Centros Integrados Setoriais e dos Postos Móveis:

Tanto no Curso quanto no Exercício, testamos a interoperabilidade entre as diversas agências dos três eixos governamentais e, com certeza, isto contribuirá de sobremaneira para a criação de protocolos e ao sucesso das operações integradas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 - concluiu o Major Grigorovski, da Superintendência para Grandes Eventos da Sedec e também aluno do curso.

Também Participaram do Exercício Representantes:

* Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça;

* Agência Brasileira de Inteligência;

* Polícia Federal;

* Polícia Rodoviária Federal;

* Força Nacional de Segurança Pública;

* Secretaria Estadual de Segurança do Rio de Janeiro;

* Polícias Militar e Civil do Estado do Rio de Janeiro;

* Centro de Operações Rio da Prefeitura;

* Guarda Municipal do Rio de Janeiro;

* Subsecretaria de Defesa Civil da cidade do Rio de Janeiro; e 

* Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro.


Por hoje é só! Espero vocês no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........









Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php/menu-oculto-slideshow/3360-sedec-rj-e-cbmerj-participam-de-exercicio-simulado-promovido-pelo-ministerio-da-defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário