domingo, 3 de janeiro de 2016

Dicas Simples de Segurança em Boates

            Resultado de imagem para incendios em boates

Sabemos, que nosso dia a dia é muito estressante e com isso, torna-se necessário relaxar o corpo e a mente, e uma forma de fazer isso é ir a balada ou casas de shows, porém é de suma importância prestarmos atenção nesses lugares, no que se refere a segurança, pois sabemos que frequentemente ocorrem sinistros, como por exemplo:

No dia 27/01/013, um incêndio tomou conta da casa noturna Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Onde foram confirmados 232 mortes. Outras 131 pessoas ficaram feridas. 

A tragédia teria começado quando o vocalista da banda que se apresentava na festa acendeu um sinalizador e as faíscas atingiram a espuma do isolamento acústico.

Em São Paulo, já houve um caso parecido: em 2006, o clube Space, na Vila Olímpia, pegou fogo. Na ocasião, algumas pessoas sofreram intoxicação pela fumaça, mas não houve mortos nem feridos em estado grave. 

Tudo começou com uma apresentação de pirofagia, em que um artista cuspiu fogo próximo ao teto feito de material inflamável.

RHODE ISLAND NIGHTCLUB, WEST WARWICK, ESTADOS UNIDOS - 96 MORTOS E MAIS DE 187 FERIDOS - 21 DE FEVEREIRO DE 2003.

O fogo tomou conta da espuma de isolamento do som atrás do palco devido a um show pirotécnico e rapidamente se espalhou. O prédio em pouco tempo ficou envolvido de fumaça, segundo relatos, as pessoas se levantaram ao ver o incêndio em direção a saída. Em seguida, o pânico se generalizou.

CASA NOTURNA CROMAÑON EM BUENOS AIRES -  194 PESSOAS MORREM E MAIS DE 700 FERIDOS -  30 DE DEZEMBRO DE 2004.

Pegou fogo após um rojão ser lançado dentro do local. As saídas de emergência do local estavam trancadas pelo lado de fora e o sistema de combate a incêndios era inoperante. Também há relatos de que o lugar estava superlotado.

BOATE ILEGAL NO SUDESTE DA CHINA (SHENZHEN), PERTO DA FRONTEIRA COM HONG KONG,  43 MORTOS E 88 FERIDOS - 21 DE SETEMBRO DE 2008.

O incêndio começou logo após a meia-noite na King of the Dancers após o início de um show pirotécnico no terceiro andar, segundo informações da agência estatal Xinhua, citando fontes da polícia. O dono da casa noturna, que não tinha autorização para funcionar, foi preso num táxi, a cerca de uma hora de distância da boate. Outras 12 pessoas foram presas. 

O salão principal da boate ficou rapidamente cheio de fumaça negra quando o candelabro, estilo romano, caiu do teto. As luzes se apagarem e houve pânico, contaram frequentadores. 

Não houve muito fogo, mas muita fumaça - de acordo com testemunhas. - Todos tentaram engatinhar até a entrada principal, porque não conseguiam enxergar nada. Nós tentávamos orientá-los, mas ninguém conseguia ouvir nada. 

O resgate também reclamou que muitas vítimas não conseguiram se salvar porque o corredor de entrada era comprido e estreito.

DISCOTECA FACTORY EM QUITO - 14 JOVENS MORTOS E APROXIMADAMENTE 45 PESSOAS FICARAM FERIDAS -  25 DE ABRIL DE 2008.

O incêndio começou quando um dos músicos acendeu uma "bengala de luz", provocando um incêndio que se alastrou rapidamente pelo teto e pelas paredes da discoteca, revestidos de material inflamável.

BOATE LAME HORSE - CIDADE RUSSA DE PERM 101 MORTOS E MAIS DE 60 FERIDOS - 04 DE DEZEMBRO DE 2009.

Autoridades disseram uma explosão foi causada por fogos de artifício usados de maneira incorreta. Segundo informações, as explosões atingiram o teto, provocado chamas e teriam causado pânico e correria. Muitas pessoas morreram vítimas de intoxicação.Centenas de cravos vermelhos e velas foram colocadas ao redor da boate.

Abaixo, Listarei Algumas Dicas que Ajudarão e muito vocês a terem mais segurança e consequentemente, a ficarem mais atentos aos locais que frequentam, tendo em vista esses locais estarem ou não seguindo as Regras Básicas de Segurança.

Procurem Saber acerca da lotação Máxima da casa. "É importante que essa informação esteja em uma placa num local visível, se possível ainda na entrada". Conhecer esse limite é essencial para uma eventual evacuação.

Perguntem sobre a Brigada de incêndio. Toda casa com lotação maior de 100 pessoas precisa ter uma equipe com Treinamento Específico para agir em casos de incêndio. "Se tiver quatro funcionários, três devem fazer parte do grupo". Eles devem ter conhecimentos Sobre as Rotas de Fuga e do Plano de Ação do Local.

Reparem se há algum Tipo de Obstrução nas Saídas de Emergência. "Um espaço para 200 pessoas precisa ter uma porta de pelo menos 1 metro e meio de largura.

* Fiquem Atentos para localização da Saída de Emergência: cada porta deve estar no máximo a 40 metros de distância do público.

Saibam que os materiais de decoração também contam. O ideal é que os revestimentos tenham nível baixo de propagação de fogo e fumaça. Detectores e chuveiros automáticos também são de grande ajuda.

Observem se há Lâmpada ou luz de Emergência que indicam o caminho das escadas e da saída.

Observem os Extintores de incêndio. "Casas noturnas de até 750 metros quadrados são considerados de Risco Médio",Por isso, a distância entre o extintor e qualquer pessoa presente deve ser de no máximo 25 metros.

Em Caso de Emergência, não entrem em pânico. "Este é um momento que temos de ter toda a atenção possível". Se ouvir alguém gritar "Fogo!" ou sentir cheiro de fumaça, procure a saída mais próxima com calma.

Tenham cuidado para não tropeçar em escadas.

Procurem andar o mais próximo do chão e sempre em direção à saída. "A fumaça tóxica fica na parte superior e o oxigênio, que é mais denso, desce".

Se possível, molhem um pedaço de pano e o coloquem no rosto. "O pano funcionará como um filtro contra a fumaça tóxica."

 Ligue para o 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar) e chame por socorro.


Por hoje é só! Espero vocês no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........









Referências:
http://vejasp.abril.com.br/materia/itens-seguranca-balada/
http://dgst.cbmerj.rj.gov.br/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=170
http://www.bbc.com/portuguese/celular/noticias/2013/01/130128_causas_tragedia_incendio_santa_maria_especialistas_lgb.shtml