quarta-feira, 23 de julho de 2014

Defesa Civil de Petrópolis faz Reunião Técnica com Engenheiro Consultor da Jica

                    
Um Engenheiro Consultor da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) esteve nesta semana em Petrópolis para Reuniões Técnicas na Secretaria de Proteção e Defesa Civil. A visita do Tanadori Kitamura foi para que ele tirasse dúvidas sobre o funcionamento da Defesa Civil.
Ao fim da parceria de quatro anos entre o governo federal brasileiro e Jica para a redução de riscos de desastres das chuvas em Petrópolis, Nova Friburgo e Blumenau (SC), a agência japonesa produzirá manuais sobre mapeamento de risco, planejamento urbano e sistema de alerta e alarme para os três municípios.
Kitamura conheceu o registro de ocorrências da Defesa Civil, o protocolo de acionamento das 18 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme, o mapeamento e o funcionamento dos 64 pluviômetros automáticos e semiautomáticos instalados no município.
Ele também viu como é feita a mobilização de servidores no caso de chuvas e recebeu outros dados da Defesa Civil na prevenção e na resposta às chuvas.
Durante a visita, ele se Reuniu com o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, e com o diretor técnico da secretaria, Ricardo Branco.
Kitamura também visitou a sirene instalada na Vila Felipe e o ponto de apoio da comunidade, localizado na Escola Municipal Dr. Rubens de Castro Bomtempo, na Rua Permínio Schmidt, além de áreas de risco da região.
A parceria, iniciada no fim de ano passado, é custeada pela Jica e terá duração de quatro anos. Desde então, técnicos japoneses já realizaram várias visitas e participaram de reuniões em Petrópolis.
O Prefeito Rubens Bomtempo e o secretário Rafael Simão foram em março para o Japão, conhecer a experiência japonesa na prevenção de desastres naturais. Em maio, dois técnicos da Prefeitura também foram ao Japão, em viagens custeadas pela própria agência japonesa.



Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2458-defesa-civil-faz-reuni%C3%A3o-t%C3%A9cnica-com-engenheiro-consultor-da-jica.html
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário