quinta-feira, 31 de julho de 2014

O Secretário de Defesa Civil de Petrópolis Participou do Lançamento Estadual do Mapa de Ameaças Naturais

         

O Secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, participou na terça-feira (29) no Rio do Lançamento do Mapa de Ameaças Naturais, elaborado pela Defesa Civil estadual.
O documento, que lista as Cinco Principais Ameaças Naturais de cada um dos 92 Municípios, se Somará às Ferramentas de Prevenção e Resposta já existentes em Petrópolis, como: 

* Plano Municipal de Redução de Riscos e o Plano de Contingência.
O Mapa foi Produzido a partir dos Dados Fornecidos Pelos Municípios. A Secretaria de Proteção e Defesa Civil indicou que, em Petrópolis, os Cinco Maiores Riscos São:
* Alagamentos, Deslizamentos, Enxurradas, Erosão Fluvial e Granizos.
A partir desses dados, os Municípios terão que produzir, em Parceria com o Estado, um Plano de Contingência para Cada Ameaça, totalizando 460 planos.
“Esse Mapa é Muito Importante para a Mitigação das Vulnerabilidades no Município. As Ameaças não deixarão de existir, então temos que estar Preparados para Elas.
Para isso, é Fundamental Conhecer as Ameaças, Saber as Características dos Riscos para que possamos nos Prevenir. Esse Mapa vem nesse sentido: abastecendo a Defesa Civil com mais informações. 
Em 2007, no segundo governo do prefeito Rubens Bomtempo, Elaboramos o Plano Municipal de Redução de Riscos, que está Sendo Atualizado agora, e em dezembro do ano passado apresentamos o Plano de Contingência, Elaborado no Município pela primeira vez sob a forma de matriz, ou seja, com as Atribuições de Cada Órgão, em uma Situação de Desastre, Descritas em Planilhas”, disse o secretário Rafael Simão.
O Mapa de Ameaças Naturais foi Apresentado na Academia dos Bombeiros, em Guadalupe, no Rio. Representantes das Defesas Civis dos Municípios Fluminenses Estavam Presentes. Petrópolis foi Representada pelo Secretário Rafael Simão e Mais Cinco Servidores da Defesa Civil.
Oficinas começam no dia 5 - Entre os dias 5 e 19 de agosto, os 92 Municípios Participarão de Oficinas para a Elaboração dos Planos de Contingência para Cada Ameaça Mapeada.
A Oficina para os 20 Municípios da Região Serrana Será Realizada em Petrópolis no dia 14 de agosto, na sede da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, com a Presença do Diretor da Escola de Defesa Civil no estado, Tenente-Coronel Paulo Renato Vaz. 
A Entrega dos 460 Planos Será feita no dia 21 de Novembro, um Mês Antes do Início do Verão.
No dia 29 de Novembro – Dia Municipal e Estadual da Redução de Riscos de Desastres, Serão Realizados 92 Exercícios Simulados Simultâneos.
O Grande Dever da Defesa Civil é Preparar e Organizar as Comunidades, de Forma que os Moradores Possam Agir Proativamente em Caso de Chuvas Fortes”, Lembrou o Secretário de Estado de Defesa Civil, Coronel Sérgio Simões.
Por hoje é só!  Espero que tenham gostado. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........



Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2480-secret%C3%A1rio-de-defesa-civil-participa-de-lan%C3%A7amento-estadual-do-mapa-de-amea%C3%A7as-naturais.html
http://oglobo.globo.com/infograficos/rio-desastres-naturais/
http://www.cantagalo.rj.gov.br/index.php/prefeitura-municipal/1563-cantagalo-participa-do-lancamento-do-mapa-de-ameacas-naturais-do-estado-rio-de-janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário