sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Geólogo Ministra Palestra para Servidores da Defesa Civil de Petrópolis Sobre Viagem ao Japão


Geólogo faz palestra para servidores da Defesa Civil sobre viagem ao Japão
O Geólogo Yuri Garin, da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Ministrou nesta quinta-feira (31) uma palestra aos Servidores da pasta Sobre o Curso de um mês que fez no Japão. 
A viagem, em maio, custeada pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), fez parte da parceria firmada no ano passado entre o Órgão e o Governo Brasileiro para a Prevenção de Desastres Naturais em Petrópolis, Nova Friburgo e Blumenau (SC).
Yuri falou Sobre a Viagem e Mostrou o que a Defesa Civil pode Aprender com o Japão, além de dar Detalhes Sobre o Convênio.
A Palestra também foi uma Capacitação dos Servidores que estarão no Estande da Defesa Civil no Bunka-Sai, festa da cultura japonesa que será realizada entre os dias 8 e 10 de agosto no Palácio de Cristal. 
Além do Estande, a Defesa Civil Participará da Festa com a Palestra “Técnicas japonesas na Defesa Civil”, ministrada pelo geólogo no dia 9 (sábado), às 10h e às 13h, e no dia 10 (domingo), às 11h30.
Segundo o Geólogo, na viagem foi possível Ver e Entender o Incentivo do Governo Japonês ao Envolvimento das Comunidades nas Questões de Defesa Civil. 
Ele também falou que a Troca de Experiências entre os Dois Países poderá garantir, em Petrópolis, contribuições para as Leis de Uso e Ocupação do Solo, de Planejamento Urbano e de Defesa Civil, além dos Planos Municipais.
O Secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, também conversou com os servidores da pasta sobre a parceria. “A Defesa Civil nunca caminhou tanto quanto está caminhando agora. Mas, com essa parceria, temos que ter a humildade para admitir que ainda temos muito o que avançar. Precisamos treinar cada vez mais a comunidade, fazer uma legislação melhor, incentivar uma construção ordenada”, disse Simão.
A Parceria entre a Jica e o Governo Brasileiro terá Duração de Quatro Anos. Nesse período, assim como já vem sendo feito, Técnicos de Brasil e Japão visitarão o País parceiro para trocar experiências de Defesa Civil. Ao fim do convênio, serão Produzidos Manuais Sobre Mapeamento
de Risco, Sistema de Alerta e Alarme e Planejamento Urbano.
“Esses Três Municípios foram escolhidos não só porque possuem um histórico de problemas com chuvas, mas também porque já têm uma Estrutura de Defesa Civil. Para a Jica, essa parceria seria inviável se tivesse que começar o trabalho do zero”, disse Yuri.




Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2485-ge%C3%B3logo-faz-palestra-para-servidores-da-defesa-civil-sobre-viagem-ao-jap%C3%A3o.html
https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis/photos/a.314196465281362.79910.313455892022086/823919354309068/?type=1
http://diariodepetropolis.com.br/integra.aspx?e=16918&c=00010
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/



Nenhum comentário:

Postar um comentário